Visão Júnior

Uma visita à rádio

-

Ana gosta de ouvir o programa «6 PM», da RFM. Foi nos estúdios daquela rádio que entrevisto­u a locutora Mariana Alvim, de quem só conhecia a voz!

Assim que se sentaram frente a frente, no bar da rádio, a nossa repórter e Mariana Alvim perceberam que a entrevista ia correr bem. As duas têm muito em comum e são grandes tagarelas! Ana também quer estudar Comunicaçã­o e, tal como a locutora, o seu grande sonho é ser escritora – e até já tem dois livros publicados. Perto das seis da tarde, as duas seguiram para o estúdio da RFM, onde Mariana Alvim apresenta o 6 PM, e foi ali que a nossa repórter conheceu Pedro Fernandes e descobriu como se faz o seu programa de rádio preferido.

Que memórias guarda da sua infância?

Quando era miúda, a minha família tinha uma casa em Azeitão, onde íamos passar os fins de semana e as férias. Era do que eu mais gostava. Ia com os meus pais, o meu irmão gémeo e o meu irmão mais velho. A casa tinha um jardim e havia um largo em frente à casa, onde aprendemos a andar de bicicleta e ficá

Ana Francisca Fernande s 15 anos 10.º ano, Valongo mos amigos dos miúdos do bairro. Lembro-me de o meu irmão gémeo fazer bolo mármore e de fazermos também muitas asneiras, como descer a rua sentados em cima do skate, a toda a velocidade!

Era boa aluna na escola?

Era, sim. Ao contrário dos malandros dos meus filhos! A minha mãe diz que eu e os meus irmãos éramos muito aplicados.

Mariana escreveu uma coleção para adolescent­es, intitulada ‘Os Fininhos’

Quais foram os anos mais difíceis na escola?

Não sei... Acho que na escola não mudava nada. Talvez só aquelas disciplina­s de que eu não gostava muito, mas adorava Português, Filosofia e línguas.

Quando tinha a minha idade, já queria ser locutora de rádio?

Não, tinha outro sonho: ser escritora. Lembro-me de, aos 13 anos, o dizer à minha professora de Português. Só me apaixonei pela rádio na faculdade. Mas sempre tive esta voz [grossa] e gozavam comigo na escola, porque eu era muito magrinha e diziam que tinha voz de bagaço! Não era bem bullying, mas tinha os meus complexos.

Continua a gostar de ler?

Adoro ler e faço-o todos os dias. E tenho um podcast chamado Vale a Pena, em que convido pessoas de diferentes áreas, como o Carlão, a Catarina Furtado ou o chef Kiko, para falarmos de livros. É muito giro e até ganhou um prémio: Melhor Podcast de Arte e Cultura.

Parabéns! Já escreveu algum livro?

Já escrevi uma coleção para adolescent­es, Os Fininhos. Agora juntaram os três volumes num livro que se chama Os Fininhos – Estou Tramada!

E continua a escrever?

Sim, estou a escrever um romance, há anos, que tenho de acabar.

Quando era miúda, que livros gostava de ler?

Os da Alice Vieira, que me marcaram muito, e a coleção da Condessa de Ségur. Mas

também lia Os Cinco e Uma Aventura, dos meus irmãos.

E tinha alguns ídolos?

 ?? ??
 ?? ?? Após a entrevista,
Ana esteve com a locutora, no estúdio, e viu como se faz um programa de rádio
Após a entrevista, Ana esteve com a locutora, no estúdio, e viu como se faz um programa de rádio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal