O Jogo

João Brandão volta para assumir os bês

Atual adjunto de Luís Castro na Arábia Saudita é o eleito para suceder a António Folha no comando técnico da equipa secundária

-

Cinco anos depois de ter saído do Dragão, Brandão regressa a casa com a experiênci­a acumulada no Shakhtar, Al-Duhail, Botafogo e Al Nassr, com o qual ainda está a tratar da desvincula­ção.

CARLOS GOUVEIA

João Brandão, de 41 anos, é o eleito da nova Direção do FC Porto, para assumir o comando técnico da equipa B, sucedendo a António Folha.

Trata-se de um regresso a “casa”, cinco anos depois de ter saído do Dragão como adjunto de Rui Barros, precisamen­te na formação secundária, mas também na principal, ainda que de forma interina, no processo transitóri­o na sequência da saída de Julen Lopetegui. Desde então, acompanhou Luís Castro - com quem foi campeão da II Liga pelo FC Porto B - nas passagens pelo Shakhtar Donetsk, Al-Duhail, Botafogo e Al Nassr.

A oficializa­ção da escolha de Villas-Boas está pendente da desvincula­ção do emblema da Arábia Saudita, algo que está a ser finalizado. Por isso, é provável que o anúncio seja feito na próxima semana. No FC Porto, João Brandão trabalhou também nos sub-19 como treinador principal (conduziu a equipa até às meias-finais da Youth League, caindo nos penáltis, diante do Chelsea), tendo orientado, entre outros, Diogo Costa, Dalot, Diogo Leite, João Mário e Vitinha, já depois de ter passado por todos os outros escalões da formação. Teve ainda passagens pela Académica e Arouca, integrado na equipa técnica de Pedro Emanuel.

O regresso de José Tavares para diretor da formação do FC Porto, anunciado na semana passada, também terá contribuíd­o para a decisão de eleger Brandão para o cargo de treinador da equipa B, visto que ambos trabalhara­m juntos no Olival durante vários anos e tem o perfil desejado pelos responsáve­is portistas. Além disso, como já se percebeu, conhece na perfeição não só os cantos da casa, como a filosofia e ADN do clube.

Resta, depois, conhecer quem serão os restantes elementos que vão completar a equipa técnica liderada por João Brandão que, à semelhança da equipa principal, deverá começar a preparar a nova temporada nos primeiros dias de julho.

 ?? ?? João Brandão está a tratar da desvincula­ção do Al Nassr para assumir o comando do FC Porto B
João Brandão está a tratar da desvincula­ção do Al Nassr para assumir o comando do FC Porto B

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal