O Jogo

Portugalid­ade, a CPLP e o futebol

- Nuno Correia da Silva Administra­dor de empresas

Celebrou-se, na passada semana, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s. Portugal é muito mais que um território, uma língua ou um povo. Portugal é uma cultura, uma história, uma identidade, é uma nação que está presente em todo o mundo. Está presente em Africa, na América, na Ásia, está presente pelas memórias que deixou e pela obra que construiu.

É uma comunidade constituíd­a por várias origens. São portuguese­s do Brasil, portuguese­s de Moçambique, portuguese­s de Angola, portuguese­s de Timor, portuguese­s de São Tomé, portuguese­s de Cabo Verde, portuguese­s da Guiné, ou portuguese­s de qualquer outra parte do mundo, são portuguese­s porque assim escolheram ser.

O dia 10 de Junho é o dia de Portugal e o dia de Camões porque, nas suas palavras, Portugal encontrou a sua biografia, biografia inacabada, porque está todos os dias a ser construída.

Mas, não foi só na língua que as raízes lusas se espalharam pelo mundo, foi também na cultura, no desporto e na sua expressão maior: o futebol.

Onde se fala português, há uma bola de futebol, há uma baliza, há uma estrela em potência.

A comunidade que foi criada para reunir a comunidade lusófona, a CPLP, ganharia muito se promovesse a celebração de uma prova de futebol, regular, anual, que envolvesse todos os Estados membro. Poderia chamar-se Taça Camões, ou encontrar qualquer outra designação. O importante, o objetivo primeiro, seria agregar todos os países que falam português numa prova de futebol.

Mas, também cumpre o propósito de reconhecer que o futebol falado em português concentra os melhores jogadores do mundo e que, neste espaço, através do futebol, muitos sonhos podem ser cumpridos. Permitiria colocar em primeiro plano muitos bons e grandes jogadores que, por estarem em campeonato­s de menos visibilida­de, podem nunca sair do anonimato. Portugalid­ade tem de significar, também, espaço de oportunida­de. Lugar onde predomina a superação, onde os limites são sempre provisório­s, até serem encontrado­s novos, lugar onde podemos ser sempre mais, ontem o dia de hoje é sempre véspera de um dia melhor.

A CPLP ganharia muito se promovesse a celebração de uma prova de futebol. Poderia chamar-se Taça Camões

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal