O Jogo

LUNIN ARRASADO TRUBIN A POSTOS

Erros do guardião do Real Madrid com a Roménia podem, frente à Eslováquia, abrir as portas da titularida­de ao benfiquist­a

- RODRIGO CORTEZ

Nas análises de antigos jogadores e treinadore­s, a tónica geral foi corrosiva ante a exibição do atual guarda-redes do Real Madrid. E já há quem peça a entrada do guardião encarnado.

A péssima exibição de Lunin no jogo de estreia da Ucrânia neste Europeu (derrota por 3-0 com a Roménia) pode abrir as portas da titularida­de a Anatoliy Trubin, atual guarda-redes do Benfica. O primeiro golo sofrido surgiu de um disparatad­o passe seu que foi parar aos pés de um adversário, enquanto nos outros dois golos também poderia ter feito melhor. “Fomos nós próprios a marcar os três golos. De forma geral foi isso”, comentou o ex-jogador ucraniano Viktor Leonenko.

Já o antigo treinador do Dínamo de Kiev e do Shakhtar, Mircea Lucescu, destacou a importânci­a do primeiro erro para a derrocada. “A viragem da partida foi um grande erro de Andrei Lunin. O primeiro golo mudou completame­nte a história do jogo”.

Aliás, a seguir ao jogo, o próprio Lunin pediu desculpas pelos lapsos. “O 1-0 é um erro técnico meu. Não existe outra explicação. Mudou o jogo. Já pedi desculpa. Aceito o erro, já aconteceu anteriorme­nte, mas lamento muito. No 2-0 nem sequer vi a bola partir”, declarou o guardião do Real Madrid, que recebeu nota 3,8 do “Who Scored”, portal de estatístic­a que desde 2012 não atribuía nota tão baixa numa fase final de um Europeu.

Yevhen Buderatsky­i, editor da versão ucraniana do jornal “Pravda”, defende a primazia de Trubin. “Lunin teve ótima época no Real Madrid, mas deveria ter sido esse o principal critério para elegê-lo? Trubin também jogou bem no campeonato. É certo que o Benfica não é o Real Madrid, mas Trubin jogou em altíssimo nível durante toda a campanha pela Seleção”. Será que, para a segunda jornada, o selecionad­or Serhyi Rebrov vai sujeitar-se à hipótese de novos erros que poderiam deitar tudo a perder na seleção e manchar ainda mais a carreira de Lunin, ou Trubin vai ter a sua oportunida­de no onze? A resposta será dada na próxima sexta-feira, no Eslováquia-Ucrânia.

“O 1-0 é um erro meu e mudou o jogo. Já aconteceu antes, mas lamento. No 2-0 não vi a bola partir”

Lunin Guarda-redes da Ucrânia

 ?? ?? Lunin admitiu culpas na derrota da Ucrânia frente à Roménia
Lunin admitiu culpas na derrota da Ucrânia frente à Roménia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal