O Jogo

MUITO SOFRIMENTO E NO FIM O ALÍVIO

HISTÓRIA A Turquia entrou pela primeira vez a vencer, enquanto a Geórgia viu duas vezes os ferros negarem o empate

- ANDRÉ BASTOS

Estádio Signal Iduna Park (Dortmund)

Árbitro: Facundo Tello (Argentina)

TURQUIA Gunok; Muldur (Çelik, 85’), Akaydin, Bardakci e Kadioglu; Çalhanoglu (Ozcan, 90’+1’) e Ayhan (Demiral, 79’); Arda Guler (Yazici, 79’), Kokçu e Kenan Yildiz (Arkturkogl­u, 85’); Baris Yilmaz

Treinador: Vincenzo Montella

GEÓRGIA Mamardashv­ili; Kverkvelia (Zivzivhadz­e, 85’), Kashia e Dvali; Kakabadze, Kochorashv­ili, Chakvetadz­e (Davitashvi­li, 74’), Mekvabishv­ili (Altunashvi­li, 89’) e Tsitaishvi­li (Lochosvili, 74’); Kvaratskhe­lia e Mikautdze

Treinador: Willy Sagnol

Golos: Mart Muldur (25’), Georges Mikautadze (32’), Arda Guler (65’) e Kerem Akturkoglu (90’+7’)

Cartões amarelos: Adbulkerim Bardakci (35’), Solomon Kerkvelia (55’) e Hakan Çalhanoglu (89’)

nada a assinalar

A Turquia, mais experiment­ada em fases finais do Euro (oito presenças) e com Kokçu no onze, teve de suar para superar a estreante Geórgia, naquela que foi a sua primeira vitória no jogo inicial do torneio.

Contudo, este 3-1 é um resultado enganador, pois a equipa chefiada por Willy Sagnol

discutiu o jogo até ao fim e viu duas bolas embater nos ferros, que lhe poderiam ter dado o empate. A primeira por Kochorashv­ili (70’), após um grande trabalho individual do médio, e a segunda num livre da estrela Kvaratskhe­lia (90’+7’), seguindo-se uma recarga em que o turco Akaydin salvou de cabeça o golo dos georgianos.

Pouco depois do pequeno massacre na compensaçã­o, os turcos respiraram de alívio com Akturkoglu a confirmar a vitória no último instante, numa altura em que os adversário­s, inclusive o guarda-redes Mamardashv­ili, estavam todos na área contrária ou junto dela, na tentativa de conquistar­em um ponto.

Na fase inicial, o domínio tinha sido da equipa orientada por Vincenzo Montella, criando desde logo as primeiras oportunida­des de golo. Numa delas, Ayhan também acertou no poste (logo aos 11 minutos), deixando em desespero os apoiantes turcos, que estavam em maioria no estádio do

Dortmund, fazendo do recinto um autêntico inferno.

Aos poucos, porém, os georgianos conseguira­m sacudir a pressão e foram-se soltando no último terço, com Mekvabishv­ili a testar os reflexos de Gunok (12’ ). Porém, num lance de insistênci­a, a Turquia chegou à vantagem através de um remate vistoso de Muldur (25’) à entrada da área.

O golo sofrido não amedrontou a Geórgia, que na sequência de uma brilhante assistênci­a de Kochorashv­ili para Mikautdze empatou (32’). O avançado ficou depois perto do bis num remate acrobático (36’).

Na segunda parte, o jogo manteve-se animado, com ocasiões dos dois lados, até que um brilhante remate em arco de Arda Guler, jovem extremo que conquistou a Champions pelo Real Madrid, devolveu a vantagem à Turquia (65’), que depois desse momento sofreu com a reação georgiana. Fica o aviso para o poderio e qualidade destes próximos adversário­s de Portugal no torneio.

TURQUIA GEÓRGIA

3 1

Os extremos Arda Guler e Kenan Yildiz foram as principais ameaças da Turquia. Guler, que atua no Real Madrid e foi o primeiro turco a conquistar uma Champions, fez um golaço de fora da área

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal