O Jogo

“Foi um telefonema inacreditá­vel”

Artur Soares Dias vai arbitrar a decisão da Liga Conferênci­a entre Olympiacos e Fiorentina e estrear-se numa final de clubes da UEFA

- SOFIA ESTEVES TEIXEIRA

Árbitro português destacou a “honra” pela escolha do organismo que rege o futebol europeu, destacou o trabalho de companheir­os e FPF e recordou os primeiros passos na arbitragem.

A final de amanhã da Liga Conferênci­a, entre Olympiacos e Fiorentina, vai ter marca portuguesa. O árbitro Artur Soares Dias foi nomeado para ajuizar o encontro e vai, assim, estrear-se numa final de clubes da UEFA, ao fim de 28 anos de carreira. “Foi um telefonema inacreditá­vel de receber”, começou por dizer o juiz em entrevista ao site do organismo que rege o futebol europeu. “A minha reação foi uma mistura de nervosismo, responsabi­lidade, honra e sentimento de realização de um sonho. Claro que depois de se assimilar a notícia é preciso foco, como em qualquer jogo, porque é preciso estar em forma, pronto psicologic­amente, calmo e tranquilo”.

Artur Soares Dias, que seguiu os passos do pai, começou na arbitragem aos 17 anos e se estreou na primeira divisão oito anos depois, destacou a “honra” pela escolha da UEFA mas não esqueceu quem o ajudou a chegar a este nível: “É muito importante sublinhar que esta conquista não é só minha, há uma grande equipa atrás de mim que trabalha comigo para chegar a este nível. Existem os meus árbitros assistente­s, claro, mas também os quartos-árbitros, os VARs, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e o conselho de arbitragem. Os árbitros precisam de muitas qualidades para atingirem o mais alto nível. Integridad­e, personalid­ade forte, liderança e comunicaçã­o são importante­s para gerir um jogo, assim como saber ouvir as críticas. Estar no centro de uma partida como árbitro é uma honra enorme. Lembrome do meu primeiro jogo, com medo de entrar em campo. Estava nervoso e preocupado. Mas tudo melhorou, fiquei mais confiante”.

Na final, que se disputará em Atenas, Artur Soares Dias, que ainda vai estar no Europeu e nos Jogos Olímpicos, vai contar com o apoio de Pedro Proença, presidente da Liga e da European Leagues.

“É muito importante sublinhar que esta conquista não é só minha, há uma grande equipa atrás de mim que trabalha comigo” Artur Soares Dias Árbitro

 ?? ?? Artur Soares Dias em Atenas para arbitrar a final da Liga Conferênci­a
Artur Soares Dias em Atenas para arbitrar a final da Liga Conferênci­a

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal