O Jogo

A uma taça dos dois rivais juntos desde 1982

Pinto da Costa tenta 16.º troféu da prova rainha no ano em que se despede da liderança do futebol

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

A lenda de Pinto da Costa na liderança do futebol do FC Porto encerra-se oficiosame­nte amanhã, no Jamor, de onde poderá sair com tantas Taças de Portugal ganhas desde 23 de abril de 1982 como Benfica e Sporting… juntos!

O ainda presidente da SAD dos azuis e brancos, cargo que entregará a André Villas-Boas na próxima terça-feira, procura vencer a segunda competição mais importante do calendário nacional pela 16.ª ocasião desde que tomou posse pela primeira vez, quando, no mesmo período temporal, as águias contam nove e os leões apenas sete (podem chegar à oitava). Números que sustentam uma hegemonia portista no futebol português, até porque esta superiorid­ade não é exclusiva da prova rainha. Com exceção da Taça da Liga, que os dragões só ergueram por uma vez, bem menos do que os dois principais opositores – sete os encarnados e quatro os verde e brancos –, tanto no campeonato como na Supertaça Cândido de Oliveira revelam supremacia inequívoca desde abril de 1982. Pinto da Costa viu o clube das Antas conquistar 23 ligas e os dois emblemas lisboetas somente 19 – 14 o da Luz e cinco o de Alvalade –, bem como 22 Supertaças contra 16 dos adversário­s da capital – oito cada um.

Curiosamen­te, a história de Pinto da Costa como presidente do FC Porto na Taça de Portugal nem sequer começou como desejava. Os azuis e brancos chegaram à final logo em 1982/83, mas foram derrotados no próprio estádio (Antas) pelo Benfica. A partir daí, porém, atingiram o jogo decisivo por mais 22 ocasiões (incluindo a atual) e venceram 15, dois deles frente ao adversário de amanhã. Triunfos que contribuír­am para um legado histórico, alicerçado por um total de 68 títulos da equipa principal, dentro e fora das fronteiras nacionais. Foram duas Taças Interconti­nentais, duas Taças dos Campeões/Liga dos Campeões, duas Taças UEFA/Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 23 campeonato­s, 22 Supertaças, uma Taça da Liga e 15 Taças de Portugal. Pelo menos até domingo. Amanhã se verá se fecha com o 69.º troféu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal