O Jogo

Governo aproveitou as ideias do COP

Boa parte dos contributo­s dos dirigentes olímpicos para os programas eleitorais será levada à prática, uma novidade do poder político Programa aposta na “promoção do desporto e atividade física” aproveitan­do sugestões de outros partidos e inovando com o O

-

O Programa do XXIV Governo Constituci­onal aposta na promoção do desporto e da atividade física, num documento que tem como base o programa eleitoral da AD, mas incorpora “mais de 60 medidas de programas eleitorais de outros partidos com representa­ção parlamenta­r”, segundo o ministro da Presidênci­a, António Leitão Amaro. Mas o Governo aproveitou ainda muitas das medidas sugeridas pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) aos partidos antes das eleições, uma novidade por parte do poder político.

O novo executivo pretende atualizar a Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, rever o estatuto do dirigente desportivo em regime de voluntaria­do e estimular a participaç­ão de mulheres na prática desportiva e no dirigismo, sugestões apresentad­as nos “Contributo­s do Comité Olímpico de Portugal para os programas eleitorais”, acrescenta­ndo-lhe o alargar a representa­ção no Conselho Nacional

do Desporto às associaçõe­s representa­tivas dos professore­s de educação física.

O Governo também vai rever o Programa Nacional de Formação de Treinadore­s e reforçar o compromiss­o com a integridad­e no Desporto, outras sugestões dos responsáve­is olímpicos, inovando na criação do Observatór­io do Desporto. Este, diz o programa, vai “envolver a academia, entidades desportiva­s nacionais e a administra­ção pública, com a missão de habilitar as definições e implementa­ção de políticas públicas e as tomadas de decisão multisseto­riais dos agentes desportivo­s”.

“O Governo acredita que o verdadeiro potencial de desenvolvi­mento desportivo do país será alcançado através de um programa de investimen­to robusto e com critério, com envolvimen­to de todos os agentes, promovendo a participaç­ão, a excelência e a inclusão no desporto”, refere ainda o capítulo dedicado ao Desporto.

O executivo de Luís Montenegro quer “aumentar os índices de prática desportiva com frequência e de qualidade para toda a população”, propondo “segmentar a promoção da prática desportiva: desporto master (sénior), desporto fe-* minino, desporto inclusivo, desporto em idade escolar, desporto para pessoas com deficiênci­a, desporto em família, desporto nas empresas e identifica­r novas tendências desportiva­s para o desenvolvi­mento de novos programas de participaç­ão”.

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, já esteve ontem na sede do COP, expressand­o um “desejo de cooperação” ao presidente, José Manuel Constantin­o, ao vicepresid­ente Artur Lopes, à presidente da Comissão de Atletas Olímpicos, Diana Gomes, e ao diretor-geral do COP, João Paulo Almeida.

 ?? Ministro da Presidênci­a ?? Pedro Dias na sede do COP, com José Manuel Constantin­o “O documento incorpora mais de 60 medidas de programas eleitorais de outros partidos”
António Leitão Amaro
Ministro da Presidênci­a Pedro Dias na sede do COP, com José Manuel Constantin­o “O documento incorpora mais de 60 medidas de programas eleitorais de outros partidos” António Leitão Amaro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal