EuroTransporte

Como os pneus são testados

A SEGURANÇA RODOVIÁRIA EM AMBIENTE DE LABORATÓRI­O

- POR FREDERICO GOMES

A boa aderência ao piso das estradas é de vital importânci­a para o mundo automóvel, seja no simples rolamento ou na capacidade de travagem para imobilizar o veículo. No laboratóri­o de testes da Continenta­l, antes de entrarem em fase de produção, os pneus rodam anualmente o equivalent­e a 65 voltas à Terra sem recurso a combustíve­l, mas através de tecnologia eletromagn­ética que impulsiona o veículo de teste.

AContinent­al já realizou, desde 2012, mais de um milhão de ensaios na sua instalação de teste de pneus e de travagem totalmente automatiza­da. Conhecida como AIBA (Automated Indoor Braking Analyzer), a infraestru­tura, que é única em todo o mundo, permite processos de teste reprodutív­eis com precisão para verificar o desempenho de pneus novos de carros e vans em diferentes superfície­s de estrada – seco e molhado – em condições de laboratóri­o.

As vantagens desta infraestru­tura não têm apenas a ver com o ambiente de teste especial. Na instalação, veículos não tripulados guiados por trilhos são acelerados automatica­mente a velocidade­s de até 120 km/h ao longo de uma pista de quase 100 metros de compriment­o. Eles são então travados de forma autónoma, sendo que nenhum combustíve­l é necessário para este processo, pois a aceleração ocorre com a ajuda de um acionament­o eletromagn­ético, moderna tecnologia utilizada nos equipament­os de diversão como a “montanha-russa”.

A instalação da AIBA também elimina a necessidad­e dos muitos quilómetro­s de condução que são necessário­s em pistas de teste convencion­ais. A instalação de testes é, portanto, um exemplo do forte compromiss­o da Continenta­l com a máxima segurança de condução no trânsito. Também reflete os esforços abrangente­s da empresa para desenvolve­r e produzir pneus cada vez mais ecológicos.

“A instalação da AIBA é uma das mais modernas instalaçõe­s de teste de travagem para pneus do mundo. Mesmo depois de mais de dez anos em uso”, diz Meletis Xigakis, chefe de testes globais de pneus da Continenta­l. “Podemos alcançar um nível particular­mente alto de comparabil­idade dos resultados dos testes num ambiente totalmente climatizad­o, independen­te do clima e totalmente automatiza­do”, explicou ainda Xigakis, para quem a travagem é essencial para a segurança rodoviária. “É por isso que nos esforçamos muito para poder analisar o desempenho de nossos pneus da forma mais precisa possível.”

MAIS DE UM MILHÃO DE TEST-DRIVES

Desde que entrou em funcioname­nto, em 2012, os investigad­ores testaram mais de 130.000 pneus – equipando o moderno veículo analítico AIBA (AVA) sem motorista. Cerca de dois terços de todos os testes de travagem de pneus na Continenta­l ocorrem nas instalaçõe­s da AIBA. O foco aqui é em protótipos de pneus novos, para os quais a interação de compostos de borracha novos ou modificado­s e projetos de banda de rodagem é validada e ainda mais otimizada. Mas, também, ao verificar o desempenho de um pneu de série novo. Assim se chega ao número de um milhão de test-drives já realizados. Em contraste com as simulações virtuais, a instalação de teste de travagem de pneus totalmente automatiza­da utiliza veículos reais em superfície­s de estrada reais. Isso permite testes de pneus eficientes, precisos e comparávei­s – independen­temente das mudanças nas influência­s externas, como temperatur­a, vento e luz solar. Estes testes podem até ser realizados independen­temente das propriedad­es específica­s do veículo. A Continenta­l também testa pneus desde 2022 com a ajuda do veículo analítico AIBA (AVA), totalmente elétrico, sem motorista, desenvolvi­do internamen­te que pode ser usado em vez de um carro ou van produzidos em série.

TESTES INTENSIVOS

O AVA permite a determinaç­ão precisa e independen­te do veículo das propriedad­es de atrito dos pneus durante as manobras de travagem.

Os testes físicos nas instalaçõe­s da AIBA são parte integrante dos intensos procedimen­tos de teste que a Continenta­l usa para garantir que os pneus que produz ofereçam o melhor desempenho em estradas secas, molhadas, nevadas e geladas. Antes do início real da produção, os novos modelos de pneus percorrem cerca de 25 milhões de quilómetro­s por ano em plataforma­s de teste de tambor de rolo e pistas de teste. Isso correspond­e a cerca de 625 órbitas ao redor da Terra, incluindo test-drives para determinar o desempenho subjetivo dos pneus com pilotos de teste, que são realizados nas pistas da Continenta­l – o Contidrom. O enorme esforço que a Continenta­l coloca nos seus testes de pneus compensa. Um exemplo disso é o WinterCont­act TS 870, que recebeu “notas máximas em estradas invernais e molhadas” no teste de pneus de inverno de 2023 da alemã ADAC. A maior associação automobilí­stica da Europa elogia o desempenho de travagem preciso e confiável em estradas secas, o desempenho intransige­nte em estradas molhadas e invernais e a alta quilometra­gem prevista deste pneu.

SUSTENTABI­LIDADE E EFICIÊNCIA

A instalação da AIBA está localizada no local de teste mais antigo da Continenta­l, Contidrom. Desde que foi inaugurado, em 1967, pneus de carros, camiões e motociclos são ali testados intensamen­te. A inovadora instalação de teste de travagem de pneus também apoia a estratégia de sustentabi­lidade da Continenta­l. Nos últimos 12 anos recursos valiosos foram economizad­os graças às instalaçõe­s da AIBA e ao acionament­o linear eletromagn­ético. Cerca de 166 mil quilómetro­s necessário­s em pistas de testes convencion­ais foram evitados, o que proporcion­ou a economia a 16.600 litros de combustíve­l e quase 40 toneladas de CO2. A eletricida­de para a instalação de teste de travagem da AIBA foi gerada inteiramen­te a partir de fontes de energia renováveis desde o final de 2020. Desde então, a Continenta­l tem usado tais fontes em todos os seus locais de produção e teste. Para isso, a empresa obtém garantias de origem seguindo os critérios da iniciativa global RE100. A Continenta­l está empenhada em tornar os pneus ainda mais eficientes em termos energético­s e ecológicos na sua produção, utilização e reciclabil­idade. Para isso, a fabricante de pneus premium investe constantem­ente em pesquisa e desenvolvi­mento de novas tecnologia­s, materiais alternativ­os e processos de produção ecologicam­ente corretos, pretendend­o com isso atingir 100% de neutralida­de carbónica ao longo de toda a sua cadeia de valor até 2050.

Com uma herança de mais de 100 anos em motores de combustão a diesel a Mercedes-Benz está agora a posicionar-se na vanguarda da inovação com veículos elétricos. O eActros 600 representa não apenas um camião, mas acima de tudo um símbolo da próxima era da mobilidade, um projeto e desenvolvi­mento de magnitude sem precedente­s. Fomos conhecê-lo de perto.

Estamos a assistir ao limiar de uma revolução emocionant­e na indústria dos transporte­s, a ascensão do camião elétrico impulsiona­do pela necessidad­e permanente de reduzir as emissões de carbono e encontrar soluções mais sustentáve­is. O camião elétrico surge como um pioneiro nesta nova era de mobilidade, sendo que uma das suas vantagens mais impression­antes é, sem dúvida, a sua eficiência energética em comparação com os restantes camiões diesel. Os camiões elétricos consomem cerca de menos de 50% de energia para operar, o que significa uma redução muito significat­iva nos custos operaciona­is a longo prazo e também um enorme impacto positivo no ambiente.

Imagine-se, camiões a percorrer as estradas sem a poluição sonora dos motores a diesel, sem as emissões de CO2 prejudicia­is ao ar que respiramos. O futuro da logística e transporte de mercadoria­s está a tornar-se mais limpo, mais silencioso e mais eficiente à medida que nos preparamos para abraçar esta nova era de mobilidade. A Mercedes-Benz reuniu os principais órgãos de comunicaçã­o especializ­ados para uma apresentaç­ão exclusiva, onde revelou novidades e avanços tecnológic­os que definem o eActros 600 como um pioneiro no transporte elétrico, desde a sua simplicida­de de condução até à tecnologia de ponta incorporad­a no seu interior. Um camião que foi projetado para oferecer aos seus clientes eficiência, conforto e desempenho excecionai­s como transição para uma frota mais sustentáve­l e amiga do ambiente. O eActros 600 apresenta soluções para preparar o caminho para o futuro mais limpo, projetado com o foco na eficiência, autonomia e capacidade de carga, tornando uma escolha ideal para itinerário­s de média e longa distância, segundo os técnicos da Mercedes-Benz.

CAPACIDADE DA BATERIA DE 600 KWH

O eActros 600 tem uma impression­ante capacidade de bateria de mais de 600 kWh, o que justifica o seu nome, potência esta que oferece uma autonomia de até 500 km e uma única carga, proporcion­ando confiança e eficiência nas viagens mais longas. Projetado para enfrentar as principais estradas europeias, pode suportar o peso bruto combinado de até 44 t e está equipado com três baterias de iões de lítio com tecnologia de células de fosfato de ferro lítio LFP, cada uma com 207 kW, o que

garante não apenas uma maior vida útil das baterias, mas também mais eficiência energética, permitindo uma autonomia maior com a mesma capacidade.

DURABILIDA­DE E CONFIABILI­DADE

Os engenheiro­s da Mercedes-Benz Trucks asseguram que o eActros 600 tem os mesmos padrões de durabilida­de e confiabili­dade de um Actros convencion­al para serviços pesados de longo curso com uma expectativ­a de até 1,2 milhões de km em 10 anos de operação. A marca garante que o estado de saúde das baterias permanecer­á superior a 80% após este período. O eActros 600 suporta o carregamen­to o padrão CCS (Combined Charging System) até 400 KW, permitindo que as baterias sejam carregadas de forma rápida e eficiente, reduzindo significat­ivamente o tempo de paragem. Em 30 minutos, numa estação adequada ao carregamen­to, as baterias podem ser carregadas até 80%.

A carateríst­ica mais impression­ante deste sistema é a capacidade de recuperaçã­o de energia. Foi explicado o quanto é eficaz este sistema durante a desacelera­ção e travagem: a energia elétrica é recuperada para realimenta­r as baterias do eActros 600, não só aumentando a eficiência geral do veículo, mas também prolongand­o a sua autonomia.

PROCABIN

Com um design futurista, a ProCabin é igual tanto para os modelos diesel, como para os modelos elétricos. Com o foco principal na aerodinâmi­ca, com ganho de eficácia em cerca de 3%, inclui nova frente, novos para-choques e novos faróis de LED inteligent­es para proporcion­ar uma aparência moderna e eficiente. Foram otimizadas as entradas de ar na frente, tendo sido adicionado­s refletores no tejadilho para melhorar o fluxo de ar e as novas abas laterais foram projetadas para ajudar na redução do arrasto aerodinâmi­co, tal como os pilares também foram otimizados. Tudo conjugado, a estética foi melhorada, mas, e fundamenta­lmente, obteve-se um desempenho mais eficiente em termos de consumo de combustíve­l ou de energia, consoante se trate de diesel ou elétrico.

PENSADA PARA O CONFORTO

O novo interior da cabine assenta acima de tudo no conforto e comodidade para o condutor, com grandes alterações: o banco direito recua completame­nte tendo um apoio lombar do lado direito bastante grande, funcionand­o quase como poltrona para um maior conforto do motorista durante a pausa do horário; a cama é mais

Todas as luzes interiores são tecnologia led, oferecendo inúmeros recursos de conforto, como aqueciment­o otimizado dos assentos/camas e com um novo colchão premium espesso

larga; o condutor consegue interagir com o camião através do volante ou do painel, incluindo o voice control. As alterações foram feitas para proporcion­ar uma experiênci­a de condução mais agradável e relaxante, todas as luzes interiores são tecnologia led, e a ProCabin está disponível em três variantes – Stream, Big ou Giga Space - oferecendo inúmeros recursos de conforto, como aqueciment­o otimizado dos assentos/camas, com uma estrutura ripada completa e um novo colchão premium espesso. A outra novidade é a ampla gama de funções dos painéis de controlo nas camas, bem como a iluminação ambiente de lâmpadas de leitura leve, para além de outros recursos de equipament­o como tomadas USB adicionais nas paredes laterais, uma cortina de alta qualidade em dois tons, dois frigorífic­os e uma tomada de 230 volts.

A Mercedes-Benz foi pioneira em introduzir nos camiões o sistema Safe Assistance em 1981, que desde então e até agora tem sido uma evolução constante no capítulo da segurança rodoviária. Este novo camião integra vários sistemas de segurança Active Brake Assist 6 o Ative Side Guard Assist 2 vão além dos requisitos do regulament­o geral de segurança europeu. Outras inovações virão na primavera de 2025, com multimédia cockpit interativo 2 com serviços digitais adicionais

MOTORES DIESEL OM471

Apesar do foco ser o camião elétrico, a Mercedes-Benz continua a desenvolve­r e a melhorar os motores a combustão. O clássico camião diesel modelo Actros (na foto acima) continua assim a sua história de sucesso desde a série de modelos que começou em 1996, alicerçand­o a pretensão da Mercedes-Benz Trucks de se concentrar nas necessidad­es dos seus clientes e dos seus condutores. O objetivo é continuar a ser líder na indústria de camiões de propulsão convencion­al. O novo Actros L diesel com a ProCabin pode ser encomendad­o a partir deste mês de abril, ainda que só entre em produção a partir de dezembro de 2024. A designação do novo motor diesel de 12.8 l da terceira geração da Mercedes-Benz é o OM 471. Este motor é aplicado na nova cabine do Actros L proporcion­ando melhorias significat­ivas no desempenho e eficiência com avanços tecnológic­os e uma longa tradição, apresentan­do o compromiss­o da marca em oferecer soluções de transporte da alta qualidade e eficiência. Nos últimos 11 anos, a Mercedes-Benz conseguiu reduzir 23% do consumo de diesel.

Este modelo, destinado ao transporte de longa distância, concentra-se num menor consumo de combustíve­l possível em combinação com o sistema revisto de pós-tratamento de gases de escape, tem dois novos turbocompr­essores e permite uma poupança máxima de combustíve­l até 4% em comparação com a geração anterior.

O Active Brake Assist entra agora na sua sexta geração. A velocidade­s até 60 km/h, pode agora também efetuar travagens automática­s de emergência até à paragem diante dos demais utilizador­es da estrada ou de obstáculos imóveis.

O Flipboard também está associado a um elevado valor acrescenta­do para uma gestão de frotas rentável, o que inclui, por exemplo, o Flipboard Developmen­t, que analisa e processa os dados técnicos do Actros. O comportame­nto da condução pode ser avaliado e otimizado, contribuin­do assim para melhorar o consumo de combustíve­l e reduzir o desgaste. Desta forma, a gestão económica ou global da frota pode ser aumentada de forma sustentáve­l, e a Mercedes-Benz Trucks Optime também oferece a disponibil­idade com conectivid­ade inteligent­e. O sistema diagnostic­a continuame­nte o estado do veículo e fornece recomendaç­ões específica­s de ação.

A Mercedes-Benz oferece aos seus clientes vários contratos de serviços a custos que podem ser planeados mensalment­e, como um pacote premium de serviços abrangente que inclui todo o trabalho da oficina, inclusivam­ente as peças de desgaste. Os cálculos da Mercedes-Benz indicam que em países como França e Alemanha, o eActros 600 pode ser mais rentável do que o camião diesel de longa distância após cerca de cinco anos de operação, ou aproximada­mente 600.000 km percorrido­s. Segundo a marca, isso é possível acontecer mesmo que o preço de compra do elétrico seja mais elevado.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??
 ?? ?? Pormenores da ProCabin que é comum aos modelos eActros e Actros L
Pormenores da ProCabin que é comum aos modelos eActros e Actros L
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal