Diário de Notícias

Vertonghen colocou França no caminho de Portugal

Defesa central belga fez o autogolo que deu a vitória à seleção francesa (1-0) num jogo difícil para a equipa de Dechamps.

- TEXTO ISAURA ALMEIDA

Na Merkur Spiel-Arena, Düsseldorf, num jogo entre duas seleções orientadas por dois treinadore­s ultraconse­rvadores, a França, de Didier Deschamps, e a Bélgica, de Domenico Tedesco, andaram a empatar-se mutuamente quase até aos 90 minutos.

O jogo foi decidido por um autogolo de JanVertong­hen. Na verdade, a responsabi­lidade do apuramento francês é quase toda de Kolo Muani, que rematou forte e cruzado para a baliza, mas a bola desviou no defesa-central que até era candidato a melhor em campo e passou a vilão da história, com o 9.º autogolo deste Europeu.

Com Griezmann de regresso à ala direita do ataque e Mbappé deslocado para a esquerda, abrindo espaço para Marcus Thuram, a seleção francesa criou muito jogo ofensivo, mas foi ineficaz na missão de marcar um golo. Apesar dos 20 remates, os gauleses terminaram sem oportunida­des de golo flagrantes – só o remate de Tchouaméni, no segundo tempo, deu para assustar Casteels. Muito por culpa do bloco dos diabos vermelhos, que trocaram o 4x3x3 dos dois últimos jogos do Grupo E pelo 4x4x2 clássico, com Openda e Lukaku na frente, e afastaram a pressão gaulesa até a um segundo tempo em que foram superiores. Lukaku e Kevin de Bruyne não conseguira­m bater Maignan.

Foi preciso esperar até aos 85 minutos para o marcador funcionar. Muito por culpa de Kolo Muani. O avançado do PSG foi uma das figuras da final do Mundial202­2 perdida para a Argentina, quando viu Emiliano Martínez negar-lhe um grande golo, mas ontem contribuiu para a própria redenção. Lançado para mexer com o jogo aos 62 minutos, o suplente de luxo ao dispor de Deschamps acabou por ser decisivo... ao libertar-se da marcação e rematar para apurar a França com ajuda de um defesa belga.

Foi N’Golo Kanté (o melhor em campo) que serviu Kolo Muani na área para o remate certeiro ... depois de a bola desviar no defesa-central ex-Benfica, enganando o guarda-redes Koen Casteels. “Um autogolo, se for desviado, significa que alguém teve de chutar. Se isso acabar na rede, que assim seja”, reagiu Deschamps, lembrando que os franceses o “chateiam” há dois anos por apostar em Muani.

Os Campeões Europeus em 1984 e 2000 voltaram a não convencer, mas passaram os oitavos, algo que não tinham conseguido no Euro2020 (eliminado pela Suíça). Com a derrota, os belgas não passaram dos oitavos-de-final e evitaram, assim, o possível encontro com o antigo selecionad­or, Roberto Martínez. Nos quartos-de-final, em jogo marcado para sexta-feira, em Hamburgo, a partir das 20.00, a França vai defrontar... Portugal, o carrasco dos gauleses na final do Euro2016.

 ?? ?? O lance em que Muani remata e vê a bola desviar em Vertonghen e entrar na baliza.
O lance em que Muani remata e vê a bola desviar em Vertonghen e entrar na baliza.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal