Diário de Notícias

Sunak diz acreditar que os conservado­res vão ganhar, apesar das sondagens

O Sunday Times, que apoiou sempre os tories desde 2005, escreveu que o país precisa de um “reiniciar radical” após 14 anos de liderança conservado­ra.

- TEXTO ANA MEIRELES ana.meireles@dn.pt

Oprimeiro-ministro britânico garantiu este domingo que acredita que o seu Partido Conservado­r vai ganhar as eleições gerais da próxima quinta-feira e que continuará a liderar o governo, apesar do que dizem as sondagens. “Sim. Estou a lutar muito e acho que as pessoas estão a acordar para o perigo real do que significa um governo trabalhist­a”, declarou Rishi Sunak numa entrevista dada à BBC à porta do número 10 de Downing Street.

O Partido Trabalhist­a, liderado por Keir Starmer, tem surgido à frente em todas as sondagens desde dezembro de 2021, apresentan­do uma média de 20 pontos de vantagem em relação aos tories. No sábado, um levantamen­to feito pela Opinium para o Observer comprova essa tendência: os trabalhist­as apresentam 40% das intenções de voto, os conservado­res 20%, seguidos do populista Reform UK, de Nigel Farage, com 17%. Um pouco mais atrás, os Liberais Democratas apresentam 13% das preferênci­as, os Verdes 6% e os escoceses do SNP 3%.

Além das intenções de voto, o Labour recebeu ontem um apoio quando o Sunday Times decidiu apoiar os trabalhist­as ao escrever num editorial que o país precisa de um “reiniciar radical” após 14 anos de governo conservado­r. Uma surpresa, tendo em conta que o jornal, propriedad­e do News UK, de Rupert Murdoch, apoiou os conservado­res em todas as eleições desde 2005.

Mesmo perante estes números e esta perda de apoio entre os media, Sunak referiu à BBC ter a seu favor o facto de, segundo ele, o Reino Unido estar melhor do que há 14 anos, quando os conservado­res assumiram o poder. “[Este] é um lugar melhor para se viver do que era em 2010. É claro que entendo que os últimos anos têm sido difíceis para todos, tivemos uma pandemia, que ocorre uma vez num século, seguida por uma guerra na Ucrânia, que atingiu as contas de todos, e, claro, isso tem sido difícil para todos”, defendeu o líder dos conservado­res. “Tem sido difícil, mas agora estamos no caminho certo com a perspetiva de mais cortes de impostos para dar às pessoas mais segurança financeira, e essa é a principal escolha para as pessoas nesta eleição, com base no progresso que fizemos”, prosseguiu.

Rishi Sunak defendeu também outra herança criada pelo seu partido nestes últimos 14 anos, o ‘Brexit’, referindo que sair da União Europeia foi “a coisa certa” para o Reino Unido. “Graças às liberdades que temos como resultado do ‘Brexit’, somos capazes de regular e reduzir a burocracia de uma forma que apoia o cresciment­o e o investimen­to”, vincou, recordando que “ultrapassá­mos agora os Países Baixos, a França e o Japão, tornando-nos na quarta maior economia exportador­a do mundo”.

 ?? ?? Rishi Sunak deu este domingo uma entrevista à BBC.
Rishi Sunak deu este domingo uma entrevista à BBC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal