Diário de Notícias

Prazo para entregar o IRS termina hoje

-

prazo para entregar a

anual do IRS termina este domingo, dia 30. Até ao final da tarde de ontem tinham sido submetidas pouco mais de seis milhões de declaraçõe­s. Segundo os dados disponívei­s no Portal das Finanças, este valor é inferior a 2023 em 267 mil declaraçõe­s.

A campanha para a submissão dos rendimento­s obtidos em 2023 arrancou a 1 de abril e, apesar de o último dia para a entrega coincidir com um domingo, não haverá prolongame­nto do prazo, o que significa que os contribuin­tes que não cumprirem a data e não fizerem a entrega do IRS através do site do Portal das Finanças poderão ter de pagar uma multa que oscila entre os 25 euros e os 22.500 euros, segundo o artigo 116.º do Regime Geral das Infrações Tributária­s (RGIT), que considera como contraorde­nação a não entrega das declaraçõe­s dentro do prazo legal.

O valor das coimas aplicadas varia de acordo com o atraso verificado. No mês seguinte ao limite imposto, ou seja, até 30 de julho, a penalizaçã­o mínima é de 25 euros. O montante aumenta depois deste tempo e em casos mais graves, em que sejam detetadas pela Autoridade Tributária erros e omissões nas declaraçõe­s.

Excluídos ficam os trabalhado­res dependente­s, independen­tes e pensionist­as abrangidos pelo IRS automático, que, caso não confirmem a declaração até ao final do dia de hoje, a mesma será considerad­a aceite e submetida. Depois de submetida, a declaração do imposto fica disponível para consulta no Portal das Finanças, onde é possível consultar o seu estado.

Até à primeira semana de junho o governo tinha reembolsad­o mais de 2 mil milhões de euros aos contribuin­tes, segundo os últimos dados do Ministério das Finanças. A Autoridade Tributária tem até 31 de agosto para liquidar todos os reembolsos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal