Correio da Manha

Austrália quer impor limites nas redes

ACESSO Governo quer aprovar medida que interdite o uso das plataforma­s a crianças e adolescent­es ª TECNOLOGIA Especialis­tas acreditam que a intenção não será fácil de pôr em prática

- Vanessa Fidalgo

u A Austrália quer impor um limite mínimo de idade para a utilização de redes sociais, alegando preocupaçõ­es relacionad­as com a saúde mental e física dos mais jovens.

O limite ainda não está totalmente definido, mas de acordo com declaraçõe­s do primeiro-ministro australian­o, Anthony Albanese, à Australian Broadcasti­ng, citado pela Reuters, será muito provavelme­nte estipulado entre os 14 e os 16 anos.

O Governo australian­o quer que a nova lei entre em vigor ainda este ano, mas antes ainda serão realizados “testes de verificaçã­o”. Caso a lei seja aprovada, a Austrália ficará entre os primeiros países do Mundo a impor restrições aos mais jovens no acesso às redes sociais. Vários outros países tentaram criar legislação deste teor, mas recuaram, perante reclamaçõe­s sobre a violação dos direitos online dos menores.

A Austrália, todavia, parece estar verdadeira­mente empenhada e unida em torno da questão. O líder da oposido ção, Peter Dutton, já fez saber que irá apoiar a decisão. “Cada dia de atraso deixa os jovens vulnerávei­s aos danos das redes sociais e é altura de confiar nas empresas de tecnologia para impor limites de idade”, afirmou.

No entanto, não é claro que exista tecnologia para impor tais proibições de forma fiável, afirmou um professor associade computação e tecnologia da informação da Universida­de de Melbourne, Toby Murray.

“Já sabemos que os métodos atuais de verificaçã­o de idade não são fiáveis, são demasiado fáceis de contornar ou põem em risco a privacidad­e dos utilizador­es”, afirmou. Mas o primeiro-ministro não desarma: “As empresas de redes sociais não estão acima de toda a gente. Têm uma responsabi­lidade social que, neste momento, não a estão a exercer. Mas nós estamos determinad­os a garantir que o façam”, vincou Albanese.

LÍDER DA OPOSIÇÃO JÁ FEZ SABER QUE NÃO VAI COLOCAR OBSTÁCULOS À DECISÃO DO GOVERNO

 ?? ?? IDADE
Austrália
está preocupada com a saúde mental das
crianças
IDADE Austrália está preocupada com a saúde mental das crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal