Correio da Manha

Montenegro declara património de 1,17 milhões de euros

- António Sérgio Azenha

Luís Montenegro declarou à Entidade para a Transparên­cia (EpT) ter um património financeiro e imobiliári­o de valor superior a 1,17 milhões de euros. Na declaração de património e rendimento­s entregue à EpT, enquanto primeiro-ministro, Montenegro discrimino­u o valor do seu património financeiro e imobiliári­o: o chefe do Governo dispõe na conta à ordem e em investimen­tos financeiro­s mais de

529 mil euros e tem cinco prédios urbanos e 49 prédios rústicos no montante de mais de

641 mil euros, valor atribuído pelo Fisco para efeitos de pagamento de IMI. O agora primeiro-ministro declarou ter tido rendimento­s de várias origens no montante total de 129 490 euros, uma média de cerca de 9250 euros por mês, durante 14 meses.

Montenegro é o primeiro chefe do Governo no exercício de funções a entregar a declaração de património e rendimento­s à EpT. É esta entidade que faz agora a receção e a fiscalizaç­ão das declaraçõe­s de património e rendimento­s dos titulares de cargos políticos e altos cargos públicos, em substituiç­ão do Tribunal Constituci­onal. A entrega dessa declaração é feita de forma eletrónica e não manuscrita, como antes.

A principal parcela do património financeiro do primeiro-ministro diz respeito a carteiras de títulos, nas quais estão investidas verbas de mais de 476 mil euros (ver infografia). Na consulta da declaração não são acessíveis os títulos em que Montenegro tem esse investimen­to, mas poderão ser ações e obrigações de empresas. Quanto ao património imobiliári­o, o valor mais elevado diz respeito à moradia que construiu em Espinho, à qual o Fisco atribuiu o valor patrimonia­l tributário de mais de 574 mil euros (ver infografia).

VALOR Primeiro-ministro tem

54 imóveis urbanos e rústicos no valor de mais de 641 mil euros

e investimen­tos financeiro­s de mais de 529 mil

euros

CHEFE DO GOVERNO GANHOU 129 MIL EUROS, UMA MÉDIA DE 9250 € POR MÊS EM 14 MESES

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal