Correio da Manha

Medalha de ouro rende 706 mil euros

Hong Kong é o país que mais paga a um campeão olímpico em Paris VALOR Portugal paga 50 mil euros por medalha de ouro. Prata dá 30 mil € e bronze 20 mil €

- João Moniz

Para a larga maioria dos desportist­as que competem nos Jogos Olímpicos, conquistar uma medalha de ouro é o ponto alto das suas carreiras, logo, o sonho de toda uma vida. Mas ao reconhecim­ento desportivo está, normalment­e, associado um rendimento financeiro. E esse não é igual para todos.

A revista ‘Forbes’ contactou os comités olímpicos nacionais ou a entidade que supervisio­na cada uma das 206 delegações presentes em Paris e concluiu que pelo menos 33 vão atribuir prémios em dinheiro aos seus atletas que conquistem uma medalha. E em 15 o campeão olímpico leva mais do que 100 mil dólares para casa

(ver infografia ao lado, já com os valores em euros).

Hong Kong lidera destacado o ranking de quem melhor recompensa uma medalha de ouro. São pouco mais de 706 mil euros. Esse é o valor já amealhado por Vivian Kong, por exemplo, que venceu a prova individual feminina de espada, na esgrima.

Portugal fica longe dos valores praticados por outros países, mas não deixa de recompensa­r os seus atletas.

Uma medalha de ouro rende 50 mil euros e a de prata um pouco menos, 30 mil euros. Já a de bronze fica-se pelos 20 mil euros.

No caso do atletismo, estes valores podem aumentar. Isto porque a World Athletics, organismo que rege a modalidade a nível mundial, paga 50 mil dólares (46 mil euros ao câmbio de ontem) ao campeão olímpico. Já as medalhas de prata e bronze não têm prémios. Portanto, se Pedro Pichardo revalidar o seu título no triplo salto, amealha automatica­mente 96 mil euros.

Ao longo dos tempos, foram surgindo histórias de atletas que penhoravam as medalhas em troca de dinheiro vivo. Este ano, face aos materiais em que foram produzidas, a medalha de ouro vale 875 euros, a de prata 447,5 euros e a de bronze apenas 12 euros.

 ?? ?? Vivian Kong (ao centro) venceu a prova individual feminina de espada, na esgrima
Vivian Kong (ao centro) venceu a prova individual feminina de espada, na esgrima

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal