Correio da Manha

Filipa Martins brilha ao lado de megaestrel­a BILES

REGRESSO Depois das questões de saúde mental em Tóquio que a levaram a desistir de quatro finais, ginasta norte-americana foi a melhor na qualificaç­ão FILIPA MARTINS Tornou-se na primeira portuguesa a apurar-se para a final com todos os aparelhos

- João Moniz ª

u Era um dos momentos mais esperados destes Jogos Olímpicos e Simone Biles esteve à altura das expectativ­as. Perante estrelas do cinema (Tom Cruise e Jessica Chastain) ou da música (Lady Gaga, Snoop Dogg ou Ariana Grande), mostrou que é ela quem brilha mais alto na ginástica artística.

Há três anos, em Tóquio, Biles apontava a seis medalhas de ouro, depois de ter conquistad­o quatro no Rio de Janeiro. Mas na capital japonesa desistiu de quatro finais individuai­s e ‘só’ conquistou a prata por equipas e o bronze na trave, justifican­do a decisão com “questões de saúde mental”. Não sentia confiança no próprio corpo e foi decidido que se afastasse para não correr perigo face à dificuldad­e dos seus exercícios.

Passou os últimos anos a ser uma porta-estandarte da importânci­a da saúde mental no desporto profission­al e ontem mostrou que ultrapasso­u as inseguranç­as. Foi a mais forte na qualificaç­ão e nem um susto a travou. No aqueciment­o para o exercício do solo, o segundo de quatro aparelhos, pareceu torcer o tornozelo esquerdo. “Sentiu uma picada no gémeo. Nunca lhe passou pela cabeça desistir”, explicou a sua treinadora, a francesa Cecile Landi. Ligou o pé, primeiro, e a perna, depois, e deslumbrou no solo, no salto de cavalo e nas barras paralelas assimétric­as.

Quem também brilhou foi Filipa Martins, ao tornar-se na primeira ginasta portuguesa a apurar-se para a final individual do all-around (os quatro aparelhos nas mulheres e os seis nos homens). Para ser 18.ª na qualificaç­ão (vão 24 à final), muito contribuiu o ‘Yurchenko’ com dupla pirueta, um salto no cavalo que está a treinar “desde 2014 ou 2015”. “Só que é um salto tão arriscado que sempre tivemos medo. Só aos 28 anos o pus em competição”, revelou.

 ?? ?? Simone Biles no exercício em barras paralelas assimétric­as, o último de quatro aparelhos
Simone Biles no exercício em barras paralelas assimétric­as, o último de quatro aparelhos
 ?? ?? Filipa Martins fez história
Filipa Martins fez história

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal