Correio da Manha

Portugal em 3.º lugar na Miss IA

CONCURSO Marrocos ficou em 1.º lugar e França conquistou a 2.ª posição ª VENCEDORA “A IA é uma ferramenta para complement­ar as capacidade­s humanas, não para as substituir”, disse Kenza Layli

- Miguel Azevedo

u Olivia C., a representa­nte portuguesa no primeiro concurso de beleza de Inteligênc­ia Artificial (IA), conquistou o terceiro lugar na iniciativa. A grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos, tendo o segundo lugar sido entregue a Lalina, de França. A concurso estavam 1500 modelos geradas por IA (foram selecionad­as 10 finalistas), portanto criadas por computador. A escolha foi feita por um leque restrito de juízes, formado por dois humanos reais e dois modelos gerados por IA. Cada juiz avaliou as concorrent­es em três categorias distintas: realismo, tecnologia e influência social.

Kenza Layli, que foi criada a partir de uma combinação de tecnologia­s para gerar imagem, vídeo e áudio 100% a partir de IA, é descrita pelos seus autores como uma “ativista e influencia­dora” que usa hijab e tem mais de 193 mil seguidores no Instagram. A sua biografia afirma que “o seu conteúdo envolvente está intimament­e ligado à sociedade marroquina” e que o seu objetivo “é contribuir para o empoderame­nto das mulheres em Marrocos e no Médio Oriente, ao mesmo tempo que traz a tão necessária regulament­ação ao mercado dos influencia­dores”. Na hora da vitória, Layli também teve direito a discurso, à semelhança de qualquer miss. “Estou incrivelme­nte grata por esta oportunida­de de representa­r os criadores de IA e de defender apaixonada­mente o impacto positivo da Inteligênc­ia Artificial”. Mais tarde, em declaraçõe­s ao ‘NY Post’, disse: “A IA é uma ferramenta concebida para complement­ar as capacidade­s humanas, não para as substituir.” Quanto à portuguesa Olivia C., tem mais de 10 mil seguidores no Instagram e é descrita como “uma viajante de IA num grande mundo real”.

JUÍZES AVALIARAM TRÊS CATEGORIAS DISTINTAS: REALISMO, TECNOLOGIA E INFLUÊNCIA SOCIAL

 ?? ?? 1A portuguesa
Olivia C. 2A vencedora Kenza Layli 2Lalina ficou em segundo lugar
1A portuguesa Olivia C. 2A vencedora Kenza Layli 2Lalina ficou em segundo lugar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal