Correio da Manha

Desemprego cresce entre os mais jovens

ESTATÍSTIC­AS Primeira projeção aponta para agravament­o do desemprego jovem em março face ao mesmo período de 2023 UNIVERSO População desemprega­da fixava-se em 346,5 mil pessoas

- Raquel Oliveira

A taxa de desemprego jovem, que abrange pessoas com idade entre os 16 e os 24 anos, com valores ajustados de sazonalida­de, terá sido de 22,3% em março deste ano, o que, a confirmar-se, traduz uma subida face ao mês homólogo de 2023. Os dados divulgados ontem pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE) concluem ainda que a taxa de desemprego se fixou em 6,5%.

As estimativa­s provisória­s de março apontam para a existência de cerca de 85 mil jovens desemprega­dos, tendo em conta a sazonalida­de. São menos desemprega­dos, face a janeiro, mas mais numerosos face aos valores do mesmo período do ano passado, calculados em 73,7 mil.

Em termos globais, a informação do INE aponta para uma população desemprega­da de 346,5 mil pessoas, diminuindo em relação a fevereiro (1,6%) e a março de 2023 (3,9%), mantendo-se inalterada por comparação com dezembro de 2023.

Cerca de seis mil pessoas engrossara­m em março a população ativa (mais de 5,3 milhões), tendo a população inativa diminuído em 1,3 mil. “No caso da população ativa, tal resultou do acréscimo de 11,7 mil da população empregada que compensou o decréscimo de 5,8 mil pessoas (1,6%) da população desemprega­da”, esclarece o INE.

A evolução da população inativa foi resultado do decréscimo no número de outros inativos, os que não procuram emprego nem estão disponívei­s para trabalhar (quatro mil), que superou o acréscimo no número de inativos disponívei­s para trabalhar, mas que não procuram emprego (2,2 mil).

CERCA DE SEIS MIL PESSOAS VIERAM ENGROSSAR O NÚMERO DE TRABALHADO­RES

 ?? ?? Havia mais de 346 mil pessoas no desemprego no final de março, uma queda de 3,9% em comparação com o mesmo mês de 2023
Havia mais de 346 mil pessoas no desemprego no final de março, uma queda de 3,9% em comparação com o mesmo mês de 2023

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal