Correio da Manha

Ventura aperta Marcelo no caso das gémeas

PARLAMENTO Chega pede comissão de inquérito, conhecidas irregulari­dades no caso ª PRESIDÊNCI­A Email de Nuno Rebelo de Sousa confirmado

- João Saramago

u O Chega vai avançar com o pedido para a criação de uma comissão parlamenta­r de inquérito para “apurar a verdade” no caso das gémeas luso-brasileira­s que foram tratadas no Hospital Santa Maria com um medicament­o que custou ao Estado 4 milhões de euros.

“É importante que o poder político não fique imune independen­temente das conseEstad­o quências que tal ato possa implicar”, realçou o presidente do Chega, André Ventura. O Presidente da República deverá ser chamado a depor na comissão, por iniciativa do Chega. Sobre a audição de Marcelo Rebelo de Sousa, André Ventura avançou ao

CM: “Quase certamente, dado o contexto.”

Recorde-se que o

Presidente da República admitiu ter recebido, em 2019, um email do filho, Nuno, referente ao caso, mas garantiu que a Casa Civil tratou-o como a todos. Por sua vez, junto da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), Carla Sofia, antiga secretária de António Lacerda Sales na Secretaria de da Saúde, admitiu que ligou a Nuno Rebelo de Sousa, a pedido de Lacerda Sales, a solicitar os dados das gémeas. Mais tarde pediu a marcação de uma consulta à diretora do departamen­to de Pediatria do Hospital de Santa Maria. “Qual o motivo para a Inspeção-Geral dar maior credibilid­ade ao depoimento da secretária pessoal que ao do secretário de Estado da Saúde?”, questiona Lacerda Sales.

O líder do Chega não poupa nas críticas ao ex-governante, referindo que é “risível o argumento de que uma secretária sozinha por sua própria iniciativa ou vontade fosse marcar uma consulta. O líder do Chega avançou com o pedido após a IGAS concluir que o acesso à consulta de Neuropedia­tria das gémeas foi irregular. O pedido dará entrada na Assembleia da República “antes da discussão do programa do Governo”, agendada para 11 e 12, adiantou. Os inquéritos parlamenta­res podem ser constituíd­os mediante deliberaçã­o do plenário ou a requerimen­to de um quinto dos deputados (46). O Chega conta com 50 deputados. Conhecida a decisão da IGAS, o Santa Maria esclareceu que vai reforçar o “respeito escrupulos­o e irrepreens­ível” das regras de acesso dos utentes.

ANDRÉ VENTURA AVANÇA AO CM QUE CONTEXTO JUSTIFICA OUVIR PRESIDENTE

 ?? ?? Gémeas junto da mãe, Daniela Martins, após tratamento no
Santa Maria
Gémeas junto da mãe, Daniela Martins, após tratamento no Santa Maria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal