O Estado de S. Paulo

Maiores ataques nos EUA nos últimos 25 anos

-

• Uvalde, Texas

Em 24 de maio de 2022, Salvador Ramos entrou na escola Robb Elementary atirando nas crianças e nos funcionári­os, matando 21 – 19 estudantes entre 9 e 11 anos e 2 professore­s. Policiais ficaram do lado de fora e não chegaram a entrar na escola. Ramos foi morto por agentes da Patrulha de Fronteira.

• Parkland, Florida

Em 14 de fevereiro de 2018, o ex-aluno da Stoneman Douglas High School Nikolas Cruz abriu fogo contra alunos e funcionári­os após ativar o alarme de incêndio. Dezessete pessoas foram mortas e outras 17 ficaram feridas. Cruz foi preso e condenado à prisão perpétua, em outubro de 2022.

• Newtown, Connecticu­t

Em 14 de dezembro de 2012, Adam Lanza invadiu a Escola Primária Sandy Hook e usou um fuzil semiautomá­tico para matar 26 pessoas, incluindo 20 crianças do primeiro ano e 6 membros adultos da equipe escolar. Ele primeiro matou sua mãe na casa onde moravam, antes de pegar quatro das armas dela e dirigir até sua antiga escola. Lanza se matou logo depois.

• Blacksburg, Virginia

Em 16 de abril de 2007, um estudante do último ano da Virginia Tech, em Blacksburg, Seung-Hui Cho, abriu fogo em um dormitório e salas de aula no câmpus, matando 32 pessoas e ferindo dezenas antes de cometer suicídio.

• Red Lake, Minnesota

Em 21 de março de 2005, o estudante Jeff Weise atirou e matou sete pessoas na Escola Secundária Red Lake e feriu outras cinco. Entre os mortos estavam um segurança desarmado na entrada da escola, depois um professor e cinco alunos. O atirador se matou em seguida.

• Columbine, Colorado

Em 20 de abril de 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold entraram na Columbine Hight School fortemente armados. Após matarem dois estudantes e um professor no pátio, eles assassinar­am o restante de suas vítimas na biblioteca, antes de se matarem. No total, foram 15 mortos e 21 feridos.

 ?? CAMERON SCHWARZ/ABC NEWS ?? Uvalde, Texas: 21 mortos, sendo 19 estudantes entre 9 e 11 anos
CAMERON SCHWARZ/ABC NEWS Uvalde, Texas: 21 mortos, sendo 19 estudantes entre 9 e 11 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil