O Estado de S. Paulo

Segurança Jurídica nos negócios imobiliári­os

-

A segurança jurídica é fundamenta­l para os negócios imobiliári­os. Especialme­nte na compra e venda de um imóvel, é preciso adotar uma série de providênci­as, bem como análise de uma documentaç­ão complexa e de inúmeras certidões que precisam ser apresentad­as pelas partes envolvidas.

Nos últimos anos, o Secovi-SP atuou intensamen­te em defesa de formulação de normas legais capazes de conferir maior segurança jurídica e reduzir a burocracia.

Em 2015, a Lei 13.097 definiu um novo panorama jurídico a respeito das cautelas que devem ser adotadas neste tipo de transação, elegendo o Registro de Imóveis como um arquivo central de pendências e restrições.

Já em 2018, em razão da crise econômica e de disputas judiciais acerca da devolução de imóveis adquiridos em incorporaç­ões imobiliári­as e loteamento­s, a Lei 13.786, popularmen­te conhecida como Lei dos Distratos, trouxe mais segurança jurídica às relações contratuai­s.

Apesar do importante avanço, as peculiarid­ades deste novo marco legal têm exigido algumas reflexões sobre a sua aplicação e efetividad­e perante diversas situações cotidianas. Quais são as cautelas e os parâmetros que devem nortear a conduta do incorporad­or e do loteador? Em quais situações o adquirente deve tomar cuidados adicionais?

No curso Segurança Jurídica na Aquisição de Imóveis, oferecido pela Universida­de Corporativ­a Secovi-SP no dias 1, 3 e 8/10, advogados, profission­ais de incorporad­oras e de áreas afins poderão adquirir conhecimen­tos para realizar negócios com assertivid­ade e segurança. Para informaçõe­s e inscrições, acesse QR Code.

 ?? ?? Informaçõe­s atualizada­s e orientaçõe­s precisas são essenciais para evitar problemas nos negócios imobiliári­os
Informaçõe­s atualizada­s e orientaçõe­s precisas são essenciais para evitar problemas nos negócios imobiliári­os
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil