O Estado de S. Paulo

Em Minas, Bolsonaro tenta ajudar aliados que patinam nas pesquisas

- PEDRO AUGUSTO FIGUEIREDO

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encontrará cenário desfavoráv­el quando desembarca­r em Minas Gerais, hoje. Candidatos do PL apoiados por ele estão atrás nas pesquisas eleitorais em três dos maiores colégios eleitorais do Estado.

Segundo a mais recente pesquisa Datafolha, em Belo Horizonte, Bruno Engler (PL) está empatado em segundo lugar dentro da margem de erro com outros quatro candidatos. Na capital mineira, Mauro Tramonte (Republican­os) lidera com 27% das intenções de voto.

Prefeitas do PT, por sua vez, estão na frente na corrida pela reeleição em Contagem, terceira cidade com mais eleitores, e em Juiz de

Fora, quarto maior colégio eleitoral mineiro. Na cidade onde Bolsonaro foi esfaqueado por Adélio Bispo, em 2018, o PL lançou o ex-deputado federal Charlles Evangelist­a como candidato a prefeito para tentar derrotar Margarida Salomão (PT), atual chefe do Executivo municipal. “Acredito que a vinda de Bolsonaro vai polarizar a eleição em Juiz de Fora e o segundo turno será entre PL e PT”, disse Evangelist­a.

A situação também é desfavoráv­el para o bolsonaris­mo em Contagem. Atual prefeita, Marília Campos (PT) tem 64,6% das intenções de voto, ante 9,8% de Junio Amaral (PL), candidato de Bolsonaro, conforme pesquisa do instituto Datatempo de 27 de agosto.

ATENTADO. A presença de Bolsonaro em Juiz de Fora foi programada para marcar os seis anos da facada que ele sofreu durante a campanha presidenci­al, em 6 de setembro de 2018. Após uma motociata, o ex-presidente discursará na esquina das rua Halfeld e Batista de Oliveira, exatamente o local em que foi vítima do atentado.

O evento se chama “Ato de comemoraçã­o dos 6 anos de renascimen­to do ex-presidente Jair Bolsonaro em Juiz de Fora”. Ele estará acompanhad­o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PLMG). “A presença do Bolsonaro pode ajudar os candidatos do PL a subir nas pesquisas nessas cidades (Belo Horizonte, Contagem e Juiz de Fora)”, afirmou o senador Cleitinho Azevedo (Republican­os).

LULA. Também hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Uberlândia para inaugurar a ampliação de um hospital universitá­rio. O PT lançou na disputa à prefeitura a deputada federal Dandara. O PL não tem candidato no município e apoia o atual vice-prefeito, Paulo Sérgio (PP). •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil