O Estado de S. Paulo

Região da 25 de Março volta a enfrentar falta de luz

Associação fala em 500 endereços afetados por falta sobretudo da fase de 220 V; Enel diz que fez reparos na rede subterrâne­a

- RENATA OKUMURA

Concession­ária também afirmou que mobilizou geradores para casos pontuais

Ao menos 500 lojistas da Rua 25 de Março, no famoso centro comercial de São Paulo, voltaram a ter problemas ontem com falta de energia elétrica. Mesmo sem solução definitiva, comerciant­es abriram as portas. A concession­ária Enel Distribuiç­ão São Paulo afirmou que atuou na área e concluiu os reparos às 17h45.

Conforme a diretora executiva da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacência­s (Univinco), Cláudia Urias, 400 endereços na Rua 25 de Março ficaram sem fase 220 V. Na Rua Comendador Abdo Schahin, outros 100 comerciant­es ficaram sem 110 V e 220 V.

Um dos prejudicad­os foi Elias Ambar, de 71 anos. Desde os anos 1980, ele e os irmãos assumiram um comércio varejista de artigos de armarinho do pai. Segundo Ambar, a falta de iluminação na região tem sido frequente, mas a situação piorou na última semana. “Não conseguimo­s trabalhar normalment­e e o prejuízo é difícil de mensurar. Quando achamos que a situação tende a normalizar, vem uma crise deste tipo e percebemos que o problema não está sendo sanado, só reparado”, diz. “As instalaçõe­s obsoletas não dão mais conta da energia na região.”

Cláudia, da Univinco, disse que a companhia informou que conseguiu arrumar a rede primária pela manhã, embora alguns lojistas ainda permaneces­sem no escuro. A fase 220 V, que é a rede secundária, ainda tinha fornecimen­to bastante prejudicad­o. “Em alguns locais, como a Ladeira Porto Geral e o começo da Rua Comendador Abdo Schahin, foram colocados geradores, mas há muitas lojas ainda na Rua 25 de Março, do número 717 até 837, que continuam sem fase e sem gerador ainda. Estou cobrando a Enel desde o início da manhã”, afirmou ela à tarde.

RECORRENTE.

Desde a semana passada, alguns comércios da região da 25 de Março, incluindo restaurant­es, têm relatado falta de alguma das fases, mas desde a tarde de segunda-feira diversas quadras foram afetadas por um apagão total, prejudican­do as vendas e a rotina dos comerciant­es, de acordo com a Univinco.

Em nota oficial, a Enel informou que a energia foi restabelec­ida na região por volta das 5h30 para a maioria dos clientes da Rua 25 de Março, após reparos na rede subterrâne­a que atende à região. “A distribuid­ora reforça que a energia está sendo fornecida pela rede ou, quando necessário, por geradores disponibil­izados pela companhia”, acrescento­u à tarde. A empresa não detalhou quantos consumidor­es ainda dependiam de gerador. A região central já havia sido afetada no fim de semana pelo apagão causado pela queda de uma pipa na Subestação Guarulhos da Eletrobras. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil