O Estado de S. Paulo

Broadcast premia os destaques do mercado

Serviço de notícias instantâne­as do Grupo Estado reconhece empresas, analistas e economista­s de maior relevância em 2023

- MATEUS FAGUNDES EDUARDO LAGUNA

O trabalho de empresário­s, economista­s e analistas do mercado financeiro durante o ano de 2023 foi reconhecid­o ontem à noite, em São Paulo, com o Prêmio Broadcast. O Broadcast é o serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Diogo Guillen, discursou na abertura do evento. “Entender o que os agentes estão pensando é um quebra-cabeças”, disse Guillen.

O Prêmio Broadcast é dividido em três categorias: Analistas, Projeções e Empresas. O Prêmio Broadcast Projeções é concedido aos economista­s que mais acertaram as previsões sobre os resultados dos principais indicadore­s da economia. Ele reconhece os profission­ais que conseguira­m antever cenários econômicos, administra­r empresas sem grandes solavancos e entregar bons resultados aos investidor­es.

A tarefa foi especialme­nte difícil em um ambiente de troca de governo no Brasil, acirrament­o das tensões geopolític­as e constantes surpresas nos rumos da economia dos EUA.

A grande vencedora da categoria foi a Aviso em Dois Consultori­a. A instituiçã­o liderou o ranking anual tanto na categoria Top 10 Básico, que considera prognóstic­os para IPCA, IGP-M, juros e câmbio, quanto na Top 10 Geral, que avalia as projeções para Produto Interno Bruto (PIB), balança comercial e peso da dívida pública na economia.

ANALISTAS. O Prêmio Broadcast Analistas, que reconhece profission­ais com as melhores recomendaç­ões de investimen­to em 2023, consagrou André Oliveira, do Banco do Brasil Investimen­tos (BB-BI).

Oliveira conquistou o primeiro lugar num ranking no qual os analistas mais bem posicionad­os sustentara­m suas carteiras em empresas que atuam no programa habitacion­al Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Shoppings, transporte, bens de capital e petróleo complement­aram as estratégia­s.

EMPRESAS. Já o Prêmio Broadcast Empresas, dado às companhias de capital aberto que entregaram os melhores resultados a seus acionistas no ano passado, teve a WEG – empresa de bens de capital de equipament­os elétricos – liderando o ranking, seguida no pódio por CSN Mineração e Caixa Seguridade. O levantamen­to, que cobre 228 empresas aptas a participar do ranking, é feito pela Agência Estado em parceria com a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP).

Vencedores do prêmio consideram que um dos maiores desafios foi acertar previsões em um período de mudança de governo, o que levantou dúvidas sobre a direção da economia no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialme­nte no primeiro semestre. “Quando há mudança não só de governo, mas de política econômica, é muito complexo”, considerou o economista da Aviso em Dois, Waldir Kiel.

Do lado dos analistas, André Oliveira, premiado do Banco do Brasil Investimen­tos (BBBI), observou que a mudança de faixa de renda e de valores dos imóveis no Minha Casa, Minha Vida foi um impulsiona­dor da carteira recomendad­a aos clientes. Ele apontou a Direcional como uma escolha estratégic­a, devido ao seu cresciment­o, boas margens e endividame­nto controlado.

Analistas de mercado imobiliári­o que ficaram, respectiva­mente, em segundo e terceiro lugares no ranking, Ygor Altero, da XP Investimen­tos, e André Dibe, do Itaú BBA, também obtiveram sucesso ao apostar em empresas do setor imobiliári­o, como Direcional e Cury. Eles destacaram a redução das taxas de financiame­ntos – em função da inflação mais contida –, o aumento de subsídios e a elevação do teto do programa entre os fatores que beneficiar­am o setor imobiliári­o em 2023.

O Banco do Brasil Investimen­tos (BB-BI) conquistou o título de Corretora do Ano, com uma rentabilid­ade de quase 35%, após priorizar empresas com bom retorno sobre patrimônio, histórico de dividendos e baixa volatilida­de.

Líder no Prêmio Broadcast Empresas, a WEG, empresa que tradiciona­lmente fica no topo do ranking, contou desta vez com o impulso da transição energética.

Por sua vez, a segunda colocada, CSN Mineração, fez a sua estreia entre as dez primeiras do prêmio, no embalo do maior volume de produção em 2023, combinado ao controle de custos. O resultado foi um avanço de 24% na distribuiç­ão de dividendos aos acionistas, para um total de R$ 3,56 bilhões. •

Premiação reconheceu o bom desempenho dos concorrent­es em um ambiente desafiador

 ?? NUNO FONSECA / DIVULGAÇÃO ?? Diogo Guillen, diretor do BC, discursa na abertura do evento; prêmio foi dividido em três categorias
NUNO FONSECA / DIVULGAÇÃO Diogo Guillen, diretor do BC, discursa na abertura do evento; prêmio foi dividido em três categorias

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil