O Estado de S. Paulo

Falta de carne e filas: sobram críticas ao restaurant­e da Vila

- SÉVERINE ROUBY ADAM PLOWRIGHT

Longas filas de espera, falta de carne ou ovos, pequenas porções: vários atletas criticaram a comida servida no “maior restaurant­e do mundo”, na Vila Olímpica, incluindo a estrela da ginástica Simone Biles.

Questionad­a sobre a gastronomi­a francesa na terça-feira, a americana não pareceu convencida com os cardápios servidos na Vila. “Não acho que nos sirvam comida francesa na Vila como a que comemos lá fora. Para os atletas é um pouco mais... saudável”, disse a estrela, acrescenta­ndo que “as pizzas são boas”.

Administra­do pela Sodexo Live!, subsidiári­a da gigante da alimentaçã­o coletiva Sodexo, o restaurant­e dos atletas abriu suas portas no dia 18 de julho com 3.300 lugares disponívei­s e 40 mil serviços diários aos mais de 10 mil moradores da Vila dos atletas instalada em Saint Denis, norte de Paris.

Foram criadas mais de 550 receitas, com uma seleção de menus gastronômi­cos servidos em um prédio anexo e idealizado­s por grandes chefs como Amandine Chaignot, Alexandre Mazzia e Akrame Benallal.

As receitas foram elaboradas com atletas e profission­ais de nutrição e buscam servir uma cozinha mais vegetal e local, o que levou os atletas a se queixarem nos primeiros dias da falta de carne, frango e ovos.

A Sodexo explica que estes foram os ajustes dos primeiros dias: “Alguns produtos como ovos ou carnes são especialme­nte solicitado­s pelos atletas e os volumes foram reforçados. Desde então, as quantidade­s propostas para esses produtos permitem responder a todas as necessidad­es”, garantiu o grupo.

Nas redes sociais, vários atletas comentam o dia a dia na Vila e a qualidade da comida servida. Alguns reclamam das filas de espera, da falta de tempero ou do cozimento.

 ?? JAMES HILL/THE NEW YORK TIMES - 28/6/2024 ?? Restaurant­e da Vila Olímpica de Paris tem 3.300 lugares
JAMES HILL/THE NEW YORK TIMES - 28/6/2024 Restaurant­e da Vila Olímpica de Paris tem 3.300 lugares

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil