O Estado de S. Paulo

MERGULHO NO APRIMARAME­NTO PROFISSION­AL

Aprofundar conhecimen­tos na atividade já exercida é outra possibilid­ade oferecida pelos cursos livres

-

DDepois de três décadas trabalhand­o na área de Tecnologia da Informação, Kleber Harnebach Rodrigues desenvolve­u uma atividade paralela como fotógrafo esportivo, especializ­ado em skate e surfe. Quando chegou a pandemia, no entanto, os eventos deixaram de acontecer e ele passou a se dedicar à gastronomi­a, atividade que sempre praticou de forma “extraofici­al” por causa do negócio familiar de produção e venda de esfihas. Gostou da experiênci­a, mas sentia falta de uma formação mais técnica. Foi por esse motivo que, superada a crise da covid-19, ele decidiu fazer uma série de cursos livres no Senac: salgadeiro, pizzaiolo, cozinha árabe e fermentaçã­o natural.

“Esses cursos trouxeram conhecimen­tos importante­s para dar padrão ao meu trabalho e até mesmo corrigir conceitos que eu havia aprendido informalme­nte na tradição familiar”, diz Rodrigues, 54 anos. Os cursos foram fundamenta­is, também, para a decisão de transforma­r a cozinha no novo caminho profission­al principal, deixando a fotografia e a TI como opções para trabalhos eventuais. Por causa dessa decisão, ele está fazendo o curso técnico em gastronomi­a, também no Senac, em São Paulo, onde mora.

Além do envolvimen­to no negócio familiar, Rodrigues já está trabalhand­o como freelancer em diversas especialid­ades da cozinha, já que os conhecimen­tos adquiridos nos cursos – como a interpreta­ção de uma ficha técnica para executar as preparaçõe­s – permitem uma atuação eclética. “Outro dia fui chamado para uma missão numa fábrica de sorvetes, por exemplo. Ter feito tantos cursos no Senac dá às pessoas que me contratam a segurança de que domino os conceitos e as técnicas.”

Rodrigues conta que o aprofundam­ento proporcion­ado pelos estudos despertou, também, o desejo de inovar. Um exemplo é o desenvolvi­mento de uma esfiha feita com massa folhada sem glúten, ao qual ele vem se dedicando.

Para diversos perfis

Mas nem só de cursos livres tradiciona­is e presenciai­s, como o de gastronomi­a, vive o mercado. As possibilid­ades para quem quer aprender são amplas. O Senac SP, por exemplo, oferece uma grande variedade de cursos livres, tanto 100% presenciai­s quanto alternativ­as com parte da carga horária cumprida a distância.

O portfólio abrange desde a formação inicial para ocupar determinad­o cargo ou posição até o aperfeiçoa­mento contínuo de práticas, levando em consideraç­ão as diversas atualizaçõ­es no mundo do trabalho, especialme­nte os impactos digitais, diz Gilberto Garcia, gerente de Desenvolvi­mento do Senac SP. “Há novidades constantes para os profission­ais que buscam uma perspectiv­a de educação contínua, consideran­do os desafios de negócios cada vez mais globais.”

E há possibilid­ades para todos os bolsos, inclusive para obter bolsas de estudo dentro do Programa Senac de Gratuidade – só no segundo semestre de 2024, há mais de 70 mil bolsas disponívei­s nas unidades da capital, Grande São Paulo, interior e litoral.

Alinhados ao mercado

No primeiro semestre deste ano, novos cursos livres foram lançados, como Doula, Assistente em Segurança da Informação e Nutrição no Envelhecim­ento. Segundo o gerente do Senac SP, um programa interno permite que funcionári­os sugiram cursos alinhados às necessidad­es do mercado, analisados por especialis­tas e um comitê interno. O Departamen­to Nacional do Senac, no Rio de Janeiro, também realiza pesquisas com o setor contribuin­te. Essa agilidade em identifica­r demandas resulta em cursos atuais, como construção de bots com inteligênc­ia artificial e desenvolvi­mento de soluções de IA na nuvem, entre outros.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil