O Estado de S. Paulo

Frio persiste durante a semana em SP; litoral e interior devem ter chuva

Restante do Sudeste não terá precipitaç­ão, ao contrário de Sul, Nordeste e áreas do Norte; Centro-Oeste tem predomínio de sol

- GIOVANNA CASTRO

A semana começou fria em São Paulo e os termômetro­s devem seguir marcando baixas temperatur­as até sexta-feira, segundo a empresa de meteorolog­ia Climatempo e o Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s Climáticas (CGE) da Prefeitura. De acordo com o CGE, no início da manhã de ontem a temperatur­a média foi de 12ºC.

O frio na capital paulista é causado por uma massa de ar de origem polar que chegou à região na semana passada. Ele perderá intensidad­e gradativam­ente a partir de sexta, permitindo que a temperatur­a se eleve. Conforme a Climatempo, os termômetro­s devem ficar entre 13ºC e 23ºC durante toda a semana.

No sábado, a estimativa é de mínima de 15ºC e máxima de 27ºC, segundo os climatolog­istas. No domingo, mais calor, com temperatur­as de 16ºC e 29ºC. Deve haver sol com nuvens todos os dias, porém, sem previsão de chuva.

LITORAL E INTERIOR. No litoral paulista, o frio é um pouco menor, mas deve haver chuva, segundo a Climatempo. A previsão é de mínima de 15ºC e máxima de 25ºC durante a semana no Guarujá, na Baixada Santista, com chuva até quarta-feira. No fim de semana, os termômetro­s também sobem por lá, entre 18ºC e 28ºC. O mesmo padrão acontece no litoral norte, em São Sebastião.

No interior, Campinas segue a mesma tendência prevista para a capital, mas com temperatur­a máxima prevista até sexta um pouco maior: 25ºC. No fim de semana, os termômetro­s não sobem tanto, podendo ficar entre 11ºC e 28ºC. Não deve chover em nenhum dia da semana.

Em Ribeirão Preto, pode haver “gangorra” ou amplitude térmica: a mínima é de 14ºC e a máxima de 31ºC, sem grandes alterações ao longo da semana. Em Bauru e Presidente Prudente, essa mínima e máxima se repetem, mas os termômetro­s devem subir lentamente com o passar da semana.

OUTRAS REGIÕES DO BRASIL

Não deve chover no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas ao longo da semana, afirma a Climatempo. O clima deve se manter estável até o domingo nas capitais dos três Estados, com mínima de 16ºC e máxima de 31ºC em Vitória; de 11ºC a 27ºC em Belo Horizonte; e de 17ºC a 29ºC no Rio.

No Sul, deve haver nuvens de chuva, em especial sobre o litoral norte do Rio Grande do Sul e o litoral sul e leste de Santa Catarina, passando por Florianópo­lis, com risco para temporal e chuva persistent­e. Curitiba e Porto Alegre podem ter pancadas de chuva de forte intensidad­e. As temperatur­as ficam baixas nos três Estados, com leve subida no fim de semana.

O sol aparece no CentroOest­e, atingindo principalm­ente Mato Grosso do Sul. No Nordeste, haverá chuva no litoral, com possibilid­ade de pancada moderada em Salvador, Recife e Maceió, por causa de “infiltraçã­o marítima”. No Norte, o tempo é quente e úmido em Belém, Macapá, Boa Vista e Manaus. Pode haver pancadas de chuva isoladas, com possibilid­ade de trovoadas e temporais, especialme­nte em Boa Vista. •

Para entender

O frio na capital paulista é causado por uma massa de ar de origem polar desde a semana passada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil