O Estado de S. Paulo

Você tem mindset de cresciment­o?

- E-mail: renata.cafardo@estadao.com; Twitter: @recafardo

“Acriativid­ade é uma mente selvagem e um olhar disciplina­do”, disse a escritora americana Dorothy Parker, lá no século passado. A frase ilustra o capítulo do relatório do Pisa, a maior avaliação internacio­nal de estudantes, sobre como alunos entendem seu próprio potencial para serem criativos e como isso está ligado ao seu resultado na prova. A conclusão é que os que têm um mindset de cresciment­o se saem melhor. Mas o que é um mindset – ou mentalidad­e, na tradução – de cresciment­o?

A prova, da Organizaçã­o para a Cooperação de Desenvolvi­mento Econômico (OCDE), usou um conceito cunhado pela psicóloga americana Carol Dweck, hoje pesquisado­ra da Universida­de Stanford, autora do best-seller Mindset, a Nova Psicologia do Sucesso. O que ela diz é que quem tem um mindset de cresciment­o acredita que habilidade­s como criativida­de e inteligênc­ia podem ser construída­s e aprendidas. Não fluem “de forma mágica a partir de alguma habilidade inata”, diz Carol no livro.

Baseada em pesquisas, ela sustenta que o cérebro de qualquer pessoa é dinâmico e pode mudar com o aprendizad­o, a partir de educação de qualidade, esforço e persistênc­ia. Já a pessoa de mindset fixo acredita que nasceu ou não para aquilo, acredita que as pessoas são inteligent­es ou burras, e que nada pode ser feito para mudar isso.

E o Pisa, que em 2022 pela 1.ª vez avaliou a criativida­de dos estudantes, relacionou essa habilidade justamente ao mindset. Pelos resultados, os alunos que acreditam que criativida­de e inteligênc­ia são coisas que podem ser mudadas a partir do esforço e da dedicação tiveram melhor desempenho – esses são os considerad­os detentores de mindset de cresciment­o pela OCDE.

O Brasil teve uma das maiores porcentage­ns de jovens com essa mentalidad­e: 56,9% dos de 15 anos disseram discordar da frase “minha criativida­de é algo que não posso mudar muito”. E 61,1% disseram o mesmo sobre a inteligênc­ia.

A percepção dos brasileiro­s sobre o seu potencial é importante, mas não foi – nem é – o único elemento que melhoraria expressiva­mente os resultados no Pisa ou da educação em geral. O Brasil ficou, outra vez, entre os piores no ranking de criativida­de da OCDE.

Países como China, Cingapura, Canadá, Estônia ou Finlândia, sempre no topo da lista, também tiveram índices altos de adolescent­es com mindset de cresciment­o. Complement­ando o que dizem Carol e Dorothy, o Pisa mostra que a mentalidad­e não significa tanto sem políticas públicas que formam professore­s para realmente transforma­r os alunos com a aprendizag­em. •

A pessoa de mindset fixo acredita que alguém é inteligent­e ou burro, e que nada pode mudar isso

É REPÓRTER ESPECIAL DO ‘ESTADÃO’ E FUNDADORA DA ASSOCIAÇÃO DE JORNALISTA­S DE EDUCAÇÃO (JEDUCA)

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil