O Estado de S. Paulo

No acumulado do ano, Polo supera Strada em vendas

De janeiro a junho, a diferença do número de emplacamen­tos do VW para a Fiat foi de 1.265 unidades, ou cerca de 210 por mês

- TIÃO OLIVEIRA

As vendas de automóveis e comercias leves cresceram 10,5% em junho em relação a maio e 12,7% ante o mesmo mês de 2023. Ao comparar o desempenho no acumulado dos seis primeiros meses do ano, a alta foi 15,6%. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne as associaçõe­s de concession­árias de veículos do País.

Em números absolutos, foram emplacadas 202.474 unidades no mês passado. No acumulado de janeiro a junho, 1.077.003 automóveis e comerciais leves foram vendidos no mercado brasileiro.

Em junho, ocorreu uma intensa “dança de cadeiras” no ranking, com algumas surpresas. Uma delas foi a volta do Hyundai HB20 ao topo da lista de emplacamen­tos, com 9.760 unidades. Com uma diferença de apenas 77 carros, o Volkswagen Polo, que vinha liderando as vendas há meses, ficou com a segunda posição.

Em terceiro está o Chevrolet Onix e em quarto, a Strada. Neste ano, a picape da Fiat disputa palmo a palmo a liderança de vendas com o Polo.

Aliás, por falar em picape e vice-liderança, a Ranger conquistou um feito e tanto em junho. No segmento de médias, foi a segunda mais emplacada, com 3.026 unidades. Embora a distância para a líder Hilux seja grande (869 carros, ou 29%), é a primeira vez que o modelo da Ford mostra força para desafiar o da Toyota.

Para comparação, a Chevrolet S10, que acaba de chegar totalmente renovada, somou 2.197 vendas em junho. Com isso, ficou na terceira posição no segmento de médias.

VENDAS EM 2024. No acumulado dos seis primeiros meses de 2024, não há surpresas. O líder de vendas, consideran­do automóveis e comerciais leves, foi o Polo. De acordo com os números da Fenabrave, o VW somou 57.862 emplacamen­tos.

A Fiat Strada consolidou a segunda posição, com 56.597 unidades. A diferença, de 1.265 vendas, ou pouco mais de 210 por mês, mostra o quão acirrada está a disputa pelo topo.

A distância para o Chevrolet Onix, que somou 43.603 vendas no mesmo período, corrobora essa tese. Assim como as 42.696 vendas do HB20, que ficou na quarta posição.

Com os bons resultados, a Fenabrave aumentou de 12% para 15% a projeção de alta das vendas de automóveis e comerciais leves em 2024. De janeiro a dezembro do ano passado, os dois setores somaram vendas de 2.179.363 unidades no País.

Portanto, a projeção para este ano é de que o número de emplacamen­tos passe de 2,5 milhões de veículos.

Confira (à esq.) a lista dos 10 carros mais vendidos em junho e no acumulado de 2024. •

 ?? ALEX SILVA/ESTADÃO ?? Com boas vendas em junho, Ranger mostra força para desafiar Hilux no segmento de picapes médias
ALEX SILVA/ESTADÃO Com boas vendas em junho, Ranger mostra força para desafiar Hilux no segmento de picapes médias
 ?? ??
 ?? LEO SOUZA/ESTADÃO ?? Polo desbanca Strada e confirma posto de mais emplacado do País
LEO SOUZA/ESTADÃO Polo desbanca Strada e confirma posto de mais emplacado do País

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil