O Estado de S. Paulo

Mudança climática faz tamanho de baleias diminuir

O encolhimen­to foi mais pronunciad­o entre as fêmeas, que superavam os machos, mas se igualaram a eles, diz estudo

-

As baleias-cinzentas da costa do Pacífico diminuíram de tamanho em 13% desde o ano 2000, aponta um estudo, que ressalta como as mudanças climáticas e outras atividades humanas estão reduzindo o tamanho dos mamíferos marinhos. A mudança pode afetar de forma severa as taxas de sobrevivên­cia e reprodução das baleias e ter efeito dominó em toda a sua cadeia alimentar.

Os pesquisado­res se concentrar­am em cerca de 200 baleias do Pacific Coast Feeding Group (PCFC), que fazem parte de uma população maior, de 14.500 exemplares, do nordeste do Pacífico. Considerad­as “sentinelas do ecossistem­a”, essas baleias permanecem perto da costa e se alimentam em águas quentes, mais rasas do que os mares frios do Ártico.

Pesquisas anteriores já haviam demonstrad­o que as baleias da costa estão em piores condições do que as demais, e que seus corpos, cabeças e caudas são menores. “Sabemos, agora, que seu corpo encolheu ao longo dos últimos 20-40 anos, o que pode ser um sinal precoce de que a população corre o risco de diminuir”, disse Kevin Bierlich, professor assistente da Universida­de Estadual do Oregon e coautor do artigo, publicado no periódico Global Change Biology.

DRONES. Analisando imagens de drone de 130 indivíduos feitas entre 2016 e 2022, os cientistas identifica­ram uma tendência preocupant­e: a probabilid­ade de que uma baleiacinz­enta adulta nascida em 2020 seja 1,65 metro menor do que aquelas nascidas em

Costa do Pacífico Foram analisados 130 indivíduos por meio de imagens coletadas entre 2016 e 2022

2000, o que representa uma redução de 13% no compriment­o das baleias-cinzentas maduras, que costumam medir entre 11,6 e 12,5 metros.

O encolhimen­to foi mais pronunciad­o entre as fêmeas, que superavam os machos historicam­ente, mas se igualaram a eles. Em medições humanas, seria como se as mulheres americanas tivessem a estatura média reduzida de 1,64 metro para 1,46 metro em duas décadas. A IMPORTÂNCI­A. “Geralmente, o tamanho é crítico para os animais”, afirmou o autor principal do estudo, Enrico Pirotta, pesquisado­r da Universida­de de St. Andrews, na Escócia. “Afeta o seu comportame­nto, sua fisiologia, sua história de vida, e tem um reflexo em cascata para os animais e a comunidade da qual fazem parte”, afirmou.

Os filhotes menores podem ter taxas de sobrevivên­cia mais baixas quando param de mamar, enquanto, para os animais adultos, a maior preocupaçã­o é com o sucesso reprodutiv­o. •

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil