O Estado de S. Paulo

Ucrânia lança ataques na Rússia e na Crimeia após bombardeio­s a Kharkiv

Moscou disse que os EUA são responsáve­is pelos ataques, já que teriam sido feitos com mísseis americanos com alcance de 300 km

-

Autoridade­s russas disseram que seis pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em ataques de drones e mísseis ucranianos ontem. A ofensiva ocorreu durante o segundo dia de bombardeio­s russos a Kharkiv, segunda maior cidade de Ucrânia, que deixou pelo menos um morto.

Entre os russo mortos estão duas crianças, atingidas por destroços de mísseis derrubados sobre uma área costeira em Sevastopol, cidade portuária na Crimeia anexada pela Rússia em 2014, disse Mikhail Razvozhaie­v, governador instalado por Moscou na cidade.

Outra pessoa morreu na cidade de Graivoron, na região de Belgorod, na Rússia, que faz fronteira com a Ucrânia, disse o governador regional Viacheslav Gladkov.

A agência de notícias estatal russa RIA Novosti, citando o

Ministério da Saúde, afirmou que 124 pessoas ficaram feridas em Sevastopol. Fragmentos de foguetes causaram um incêndio florestal de mais de 150 metros quadrados e incendiara­m um prédio residencia­l, informou a RIA Novosti, observando que um quinto míssil explodiu sobre a cidade.

O Ministério da Defesa russo disse que tanto a Ucrânia quanto os EUA têm responsabi­lidade pelo que chamou de ataque deliberado contra civis. Moscou diz que mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA foram usados no bombardeio ucraniano. Kiev recebeu recentemen­te luz verde para utilizar algumas armas americanas contra a Rússia, mas a autorizaçã­o não incluiria os ATACMS, cujo alcance pode chegar a 300 quilômetro­s.

ATAQUES A KHARKIV. Os ataques ucranianos foram uma resposta a uma ofensiva russa contra Kharkiv no fim de semana. Ontem, um novo bombardeio matou pelo menos uma pessoa e feriu 11, segundo autoridade­s locais.

O prefeito Ihor Terekhov disse que a cidade foi atingidapo­r uma bomba guiada e cerca de metade de Kharkiv estava sem eletricida­de por causa do bombardeio.

No sábado à tarde, quatro bombas aéreas russas haviam atingido um prédio residencia­l de cinco andares, matando três pessoas. O governador regional Oleh Siniehubov disse que 41 ainda estavam sendo tratadas por ferimentos.

Em um vídeo após a ofensiva de ontem, o presidente ucraniano Volodmir Zelenski instou os parceiros da Ucrânia a fortalecer suas defesas aéreas e pediu para aliviarem ainda mais as restrições ao uso de armas ocidentais contra bases aéreas russas. •

Zelenski pede para que aliados aliviem ainda mais as restrições ao uso de armas contra a Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil