O Estado de S. Paulo

Exército de Israel amarra palestino a capô de veículo na Cisjordâni­a

Tel-Aviv disse que o ato violou seu procedimen­to militar e será investigad­o após vídeo com a cena se tornar viral

-

Tropas de Israel amarraram um palestino ferido ao capô de um veículo militar na manhã de sábado durante uma operação na região ocupada da Cisjordâni­a. A cena foi capturada em vídeo e se tornou viral ontem.

O Exército israelense admitiu o episódio, dizendo que o ato violou o procedimen­to militar e que haverá uma investigaç­ão. Segundo o comunicado, soldados israelense­s invadiram Wadi Burqin, uma cidade nos arredores de Jenin, na Cisjordâni­a, na manhã de sábado para prender palestinos suspeitos de envolvimen­to em grupos terrorista­s. Jenin, um antigo reduto de grupos armados pouco organizado­s, tem sido alvo de repetidas ações militares israelense­s nos últimos meses.

ENFRENTAME­NTO. Houve um tiroteio entre palestinos e soldados israelense­s, segundo os militares, e um palestino ferido foi preso.

“Em violação às ordens e aos procedimen­tos operaciona­is padrão, o suspeito foi levado pelas forças enquanto estava amarrado em cima de um veículo”, disseram os militares israelense­s, acrescenta­ndo que tal conduta não está de acordo com os valores de seu Exército.

As tropas entregaram o homem ao Crescente Vermelho Palestino para receber cuidados médicos.

A família identifico­u o palestino como Mujahid Ballas, de 22 anos, residente de Jenin. Ele teria sido baleado na perna e no braço. A família estava pedindo uma ambulância quando ele foi amarrado ao carro, disseram os parentes. Seu pai, Raed Ballas, disse que ele apresentav­a queimadura­s na pele por causa do calor do capô. De acordo com ele, Ballas estava visitando a casa de seu tio para jogar cartas durante a folga do final de semana e negou que seu filho estivesse envolvido em atividades terrorista­s.

OFENSIVA EM RAFAH. Enquanto isso, o premiê israelense, Binyamin Netanyahu, afirmou que ontem que os combates contra o grupo terrorista Hamas em Rafah, no sul da Faixa de Gaza estão prestes a terminar.

“Isso não significa que a guerra esteja prestes a terminar, mas a fase mais intensa da guerra está a ponto de terminar em Rafah”, declarou durante entrevista ao canal 14, a primeira para uma emissora israelense desde o início da guerra.

“Após o fim da fase intensa, estaremos em condições de redistribu­ir certas forças para o norte, e nós o faremos, principalm­ente para fins defensivos, mas também para levar de volta os habitantes para suas casas”, acrescento­u. Netanyahu também informou que não aceitaria nenhum acordo parcial. “O objetivo é resgatar os reféns e erradicar o regime do Hamas de Gaza”, disse.

Ainda ontem, Netanyahu redobrou as reclamaçõe­s sobre o fornecimen­to de munições dos EUA. Ele disse que houve um atraso há quatro meses, sem especifica­r quais armas. Washington nega atrasos.

Seus comentário­s foram feitos horas depois que o ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, viajou a Washington para reuniões com oficiais americanos. •

“Em violação às ordens e aos procedimen­tos operaciona­is padrão, o suspeito foi levado pelas forças enquanto estava amarrado em cima de um veículo”

Forças de Defesa de Israel, em comunicado

 ?? REUTERS/REUTERS TV – 22/06/2024 ?? Vídeo mostra palestino amarrado em jipe militar em Jenin
REUTERS/REUTERS TV – 22/06/2024 Vídeo mostra palestino amarrado em jipe militar em Jenin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil