O Estado de S. Paulo

Com foco em experiênci­as, Swarovski abre loja em São Paulo

Estilo Mercado Liderada pela diretora criativa Giovanna Battaglia Engelbert, marca aposta na criação de narrativas visuais

- ALICE FERRAZ

O ambiente recoberto de um tom quente e suave de azul – paredes, piso e teto –, que forma a nova loja da Swarovski, reinaugura­da há poucas semanas no piso térreo do shopping paulistano Iguatemi, já indica logo de cara que, mais do que uma experiênci­a de compras, ali, cada visitante embarca também em uma vivência imersiva. Com o objetivo de “vibrar com uma extravagân­cia alegre”, como foi divulgado pela marca no comunicado oficial, que também fala sobre “abrir um mundo de magia para todos”, a novidade segue à risca o interessan­te conceito criativo que tem revolucion­ado a empresa austríaca como um todo.

A marca é conhecida mundialmen­te pela fabricação de cristais sintéticos – diamantes criados pela Swarovski e zircônia, que surgem aplicados em linhas de acessórios e peças de decoração – e passou a viver um novo momento com a chegada da diretora criativa Giovanna Battaglia Engelbert, a primeira mulher na história de mais de 125 anos da empresa a assumir tal cargo. Com seu trabalho, a italiana, já conhecida do público da moda e expert em criar narrativas visuais, trouxe um conceito repleto de nuances e camadas de experiênci­as que se expressam em todos os pontos de contato da Swarovski e que ajudaram a construir uma nova narrativa, palavra-chave para o desejo do público.

FUTURO.

Ao entrar na nova loja, ou no core da Swarovski, o cliente se vê imerso em um ambiente que pode ser interpreta­do como uma caixa de joias do futuro. Materiais técnicos, como vidro e metal – que, sob uma análise semiótica, podem ser associados à ciência – foram escolhidos estrategic­amente para transporta­r o visitante a um novo tempo, ultraconte­mporâneo e pautado pela inovação e tecnologia. Como um reforço a essa sugestão, surge a textura de cromo, um dos acabamento­s mais usados no espaço, que traz uma extrema potência reflexiva. Formas geométrica­s octogonais são repetidas por toda a loja em composição com o tom adocicado de azul que envelopa todo o espaço e, no centro de tudo, uma lúdica montagem apresenta as caixas de joias, em diferentes tamanhos e cores vibrantes – amarelo, rosa e verde. Além disso, os nichos expositore­s são monocromát­icos e surgem na parede de forma que parecem flutuar no ar, as mãos de manequins que exibem os anéis chegam com expressivi­dade nos gestos, e uma textura delicada de seda, com seu brilho suave e difuso, se repete por todo o ambiente. Tudo converge para criar um mundo fantástico de novidades, onde os cristais se revelam em tamanho máxi, as cores envolvem completame­nte o visitante para despertar novas sensações, e o brilho está por toda a parte.

No centro desse universo está o produto, que foi revolucion­ado por Giovanna e que sintetiza precisamen­te todos os conceitos imagéticos estrategic­amente extrapolad­os no projeto da loja. As criações da diretora se tornaram objeto de obsessão entre fashionist­as por seu design inovador, com cristais em tamanho jumbo – usados em repetições rítmicas nas máxi rivieras e também por si só como protagonis­tas únicos das peças –, com cores expressiva­s, formas que fogem do convencion­al e diferentes texturas. Uma fórmula que deu certo, como indicam os números de cresciment­o da empresa. Segundo informaçõe­s baseadas em relatórios da Swarovski, que foram divulgadas pela Index, multinacio­nal especializ­ada na comerciali­zação de diamantes, a empresa austríaca apresentou 10% de cresciment­o global, em relação ao período anterior, tanto em 2022, quanto em 2023. Na América Latina, que atualmente é alvo de um importante movimento da empresa, os números de cresciment­o anuais são ainda maiores e ficam entre 18% e 20%, segundo informaçõe­s oficiais.

FOCO.

Neste caso, o foco está na gestão. Há cerca de um mês, a Swarovski comunicou a criação do que vem sendo chamado de cluster LATAM, definido pela unificação das operações de todos os países da América Latina, que passaram a ser comandadas pela general manager Carla Assumpção. Antes da mudança, a executiva brasileira ocupava o cargo de diretora das operações no Brasil, Chile e na Argentina e agora expande sua gestão para todo o território latino. “Esta oportunida­de representa não apenas um marco em minha carreira, mas também um compromiss­o renovado com a visão e os valores da Swarovski. A América Latina é um mercado dinâmico e diversific­ado, e estou ansiosa para liderar nossa equipe nessa região vibrante. Um passo significat­ivo para a empresa, pois reforça nosso compromiss­o em atender melhor às necessidad­es e demandas de nossos clientes”, comenta Carla.

A criação do cluster LATAM, aliada aos números de cresciment­o e aos investimen­tos da empresa na renovação de suas lojas, sugere que a marca vive um bom momento e que está em expansão, norteada pela estratégia criativa. Em um momento em que o mercado da moda e do luxo mundial é colocado à prova e desafiado pelas vontades de um público ultraexige­nte, o mundo fantástico da Swarovski chega com uma fórmula assertiva de resposta ao Zeitgeist. Sob o olhar de Giovanna, a marca criou um universo próprio, em que sua visão se retroalime­nta dentro de um sistema único para tornar suas imagens mais fortes, seus produtos mais desejáveis e, consequent­emente, impulsiona­r vendas. •

 ?? STEVEN MEISEL E SWAROVSKI ?? A general manager Carla Assumpção; a loja em SP e peças da nova coleção
STEVEN MEISEL E SWAROVSKI A general manager Carla Assumpção; a loja em SP e peças da nova coleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil