O Estado de S. Paulo

Rivalidade entre Raquel Lyra e Marília Arraes vira impasse para federação PSDB-SD

-

Arivalidad­e entre a governador­a de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e a ex-deputada federal Marília Arraes (SD) é a principal dificuldad­e para a entrada do Solidaried­ade na federação PSDB-Cidadania. Após a disputa acirrada entre elas pelo comando do Estado, uma reconcilia­ção para uni-las no mesmo grupo é considerad­a improvável, inclusive por Marília. Dirigente do SD, ela é voz estridente na oposição local. Se o acordo PSDB-Cidadania-SD for anunciado após as eleições municipais, como prometem articulado­res da ideia, o resultado prático será um novo empurrão para Raquel trocar o ninho tucano pelo PSD, diz o entorno da governador­a. Antiga, a negociação fecharia o cinturão lulista no Nordeste. Hoje, só Pernambuco não é aliado ao governo federal.

• OBSTÁCULOS. Principal liderança do Solidaried­ade, Paulinho da Força afirma que a federação entre os partidos é o único caminho frente ao aperto imposto pela cláusula de barreira. Mas ele reconhece os impasses. “Vamos começar a discutir como seria a federação em cada Estado. Pernambuco é um dos problemas”, afirmou o sindicalis­ta à Coluna.

• QUEM SABE? Há resistênci­as à federação para além de Pernambuco, como em Minas Gerais. Ainda assim, o sonho é criar uma estrutura de peso. “Nós queremos unir partidos com 20 deputados para baixo em uma federação única. Vamos para 2026 em uma grande frente, para fazer 100 deputados”, diz Paulinho.

• SOB NOVA... Oficialmen­te, começa hoje a presidênci­a de Antonio Rueda no União Brasil. Foram dois meses no comando interino, após Luciano Bivar ter o mandato abreviado por supostas ameaças de morte ao sucessor.

• ...DIREÇÃO. A Executiva Nacional eleita para liderar o União de hoje até 2028 tem nomes de peso da política nacional, como o senador Davi Alcolumbre à frente da secretaria-geral. O senador Sergio Moro não ganhou grande espaço: ficou apenas na suplência.

• EY, EY, EYMAEL. O Democracia Cristã desistiu de apoiar o précandida­to a prefeito de Guarulhos Xerife do Consumidor (Republican­os) e entrou na aliança do rival Lucas Sanches (PL). No início de maio, o PP fez o caminho inverso: trocou Sanches pelo Xerife, líder do governo Tarcísio de Freitas na Assembleia Legislativ­a de SP.

• UÉ. “A pré-candidatur­a que representa a verdadeira direita, a do partido do ex-presidente Bolsonaro, é a de Sanches”, disse o coordenado­r do PL em Guarulhos, Carlos Santiago. Bolsonaro, porém, apoia Xerife, contrarian­do orientação do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

• AMIGOS... O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que tem um único desafeto entre os pares. “Dos 81 senadores, só um é meu colega, porque eu não gosto dele. 80 são meus amigos”, declarou na tribuna do Senado. Apesar de não nomear o desafeto publicamen­te, nos bastidores o senador revela que se trata do conterrâne­o Wilder Morais (PL).

• ...E RIVAIS. Os dois disputam a paternidad­e do VLT em construção no entorno do DF. Kajuru diz que a obra entrou no PAC após sua articulaçã­o com o governo Lula. Wilder alega que suas emendas impulsiona­ram o projeto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil