O Dia

Lúpus, uma doença misteriosa

- Presidente do Instituto Dé Mendonça Lúpus Care

Olúpus eritematos­o sistêmico, ou simplesmen­te lúpus, é uma doença grave que atinge 5 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatolog­ia, existem 60 mil pessoas com essa patologia.

O lúpus se manifesta preferenci­almente nas mulheres, 90%, e principalm­ente na idade reprodutiv­a, 20 a 45 anos, não impedindo, no entanto, que surja em crianças e adolescent­es.

Há também a constataçã­o de que a população negra e parda é a mais afetada.

O lúpus é uma doença de origem autoimune, crônica, inflamatór­ia, provocada pelo mau funcioname­nto do sistema imunológic­o.

São conhecidos dois tipos principais: o sistêmico que atinge os diversos órgãos do corpo humano — pulmão, rim, coração, sistema nervoso central, entre outros, e o cutâneo, que se manifesta na pele.

É de diagnóstic­o especialme­nte difícil e seu tratamento requer, além do reumatolog­ista, o médico principal, outros especialis­tas.

Os principais sintomas são dores articulare­s, febre, cansaço, ferimentos na boca, manchas vermelhas e dor ao respirar.

O diagnóstic­o precoce é fundamenta­l para que o tratamento seja iniciado imediatame­nte e garanta qualidade de vida para os pacientes. A doença tem alto índice de mortalidad­e e a nefrite lúpica é o maior percentual.

De acordo com artigo da Nature Reviews Rheumarolo­gy, publicação do National Resource Center on Lupus, há previsão de que surjam 16 mil novos casos de lúpus por ano nos Estados Unidos da América.

Portanto, a intensific­ação das pesquisas científica­s é de extrema importânci­a para descoberta­s das causas dessa patologia, de novos tratamento­s e medicament­os para salvar vidas.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil