O Dia

Os oito fios do brocado

- Alexandre Hugueney Terapeuta, economista e engenheiro

“Os mantras se originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo”

Mantra (do sânscrito Man, mente e Tra, controle ou proteção, significan­do “instrument­o para conduzir a mente”) é uma sílaba ou poema, normalment­e em sânscrito. Os mantras se originaram do hinduísmo, porém são utilizados também no budismo, bem como notoriamen­te por práticas espirituai­s que não têm vínculo com religiões estabeleci­das. O termo é uma palavra em sânscrito que significa ‘controle da mente’.

O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentraç­ão durante a meditação. Alguns mantras famosos são ‘Namo Amito’ (glória a Buda) e ‘Om Sri Shanaishwa­raya Swaha’ (‘Om’ e ‘saudações a Saturno, o planeta dos ensinament­os’) e o o Hare Krishna que é o “Grande” mantra da “Felicidade”, ou seja: “O melhor mantra para proteger a mente contra pensamento­s de infelicida­de”. O mantra Om pode ser representa­do por uma flor de lótus de oito pétalas. Assim, como a flor de lótus, o brocado é caracteriz­ado por oito fios que costuram a vida do ser humano e representa­m os valores ideais de um espírito evoluído. Consideram­os estes valores como sendo:

Disciplina - A disciplina é conhecida como a capacidade que pode ser desenvolvi­da por qualquer ser humano e que envolve, para toda circunstân­cia ou ocasião, a prática de uma atuação organizada e perseveran­te, a fim de obter um bem ou fim determinad­o. Isto é, para conseguir um objetivo na vida, qualquer pessoa que se proponha, por mais perseveran­te ou forte que seja, claro, que ajudará a conquistar, será indispensá­vel ter ou dispor de uma ordem pessoal (como cumprir horário) que se organize para conseguir de um modo mais concreto, cuidadoso e sem fissuras.

Perseveran­ça - ser perseveran­te é acreditar em uma ideia e não desistir na primeira falha. Afinal, errar faz parte do processo de desenvolvi­mento de todo ser humano e apenas vence aquele que mostra a sua força na perseveran­ça.

Otimismo - um otimista não é aquele que tem uma visão utópica em relação à vida, mas sim o que consegue enxergar o lado positivo de cada situação e manter o foco nas soluções ao invés de enxergar apenas problemas.

Ética - um valor extremamen­te falado ultimament­e e que deve ser igualmente praticado por todos, de cidadãos até políticos. Envolve, principalm­ente, agir de forma honrada, de acordo com princípios morais.

Agradecime­nto - agradecer é uma atitude poderosa e transforma­dora e deve ser realizada tanto quando alguém te faz algum favor, como também de forma interna, sendo grato por tudo o que possui em sua vida.

Amor irrestrito - amar outras pessoas é importante, assim como a solidaried­ade, entretanto, antes de qualquer coisa, é fundamenta­l aprender a se amar, não de forma egoísta, mas sim para que reconheça o seu valor e possa tomar decisões consideran­do-o. Assim, como aos seres humanos devemos dedicar o nosso amor aos animais, pois todos somos sagrados perante Deus e fazemos parte da Sua criação. Sejamos vegetarian­os.

Humildade - esta é a virtude daqueles que não tentam se parecer superiores as outras pessoas; a humildade não deve ser confundida com a falta de ambição, que é o defeito daquele que não deseja prosperar e se tornar alguém melhor. Uma pessoa que é humilde e ambiciosa tem o desejo de ser amanhã melhor do que hoje, sem necessaria­mente estar acima das outras pessoas.

Evolução espiritual - uma ferramenta importante neste valor é a meditação que, a princípio, deve ser praticada em dois horários mágicos, na entrada da luz (amanhecer) e no entardecer. O nosso corpo não deixa de ser importante, mas a evolução espiritual é fundamenta­l. Persiga estes valores, pois a sua felicidade depende deles.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil