O Dia

PANELA DE PRESSÃO: CONHEÇA OS RISCOS E COMO EVITÁ-LOS

Porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro explica como usar o utensílio corretamen­te

- Reportagem da estagiária Luana Pilatti, sob supervisão de Renata Onaindia

Aliada para alguns e perigosa para outros, a panela de pressão pode ser bastante eficiente quando se trata de praticidad­e dentro da cozinha. No entanto, para quem não é acostumado ou não sabe como utilizá-la, o utensílio pode trazer riscos, levando em conta as explosões que aparecem com frequência em vídeos compartilh­ados nas redes sociais. Esses acidentes geram um certo receio por parte dos usuários quanto ao uso do objeto, que pode causar grandes estragos se não for utilizado corretamen­te.

“É importante comprar a panela que tenha o registro do Inmetro, e não recomendam­os comprar no mercado paralelo, mesmo que seja mais barato. O selo vai comprovar que ela passou por vários testes em laboratóri­o e que suporta a pressão de trabalho normal”, recomenda o porta-voz do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Fábio Contreiras. Mesmo tomando todos os cuidados na hora das compras, também é importante ficar atento quanto às indicações de utilização do objeto, como o limite de água total a ser colocado, que pode estar indicado no item ou aparecer no manual. “Geralmente, esse limite é de do volume total da panela”, informa Contreiras. A partir do momento que o limite é ultrapassa­do, a água, que está em contato com o alimento, pode entupir a válvula de emergência, causando uma explosão.

Além disso, segundo Fábio, é muito comum casos de pessoas que “colocam a panela para fazer a comida e esquecem, dormem ou vão fazer outra atividade, podendo causar o excesso de calor”.

ACIDENTE

Foi o que aconteceu com a diarista Maria Fontes, de 48 anos, que estava na casa da sua patroa em Laranjeira­s, na Zona Sul do Rio de Janeiro, preparando uma sopa de legumes enquanto fazia faxina. Ao terminar, ela tirou a panela do fogo e colocou na pia.

“Eu liguei a torneira (para resfriar) e ao abrir a panela, a comida voou na parede e voltou em mim”, lembra Maria. Momentos antes, ela percebeu que a tampa ia ‘saltar’ e segurou com bastante força. “Se eu não tivesse segurado a tampa, ela teria batido no meu rosto”, afirma. Apesar da explosão não ter prejudicad­o a cozinha, a carioca conta que ficou com partes do corpo queimadas por semanas.

Acidentes semelhante­s, que repercutem nas redes sociais, acabam gerando medo entre as pessoas que não sabem ou não querem aprender a mexer com a panela de pressão. “Tenho medo de explodir meu apartament­o” ou “Morro de medo de panela de pressão” são alguns dos comentário­s dos perfis que se mostram avessos ao uso do objeto.

Porém, as explosões podem ocorrer somente quando a panela é utilizada de forma incorreta, por exemplo, ao ser submetida a mudanças bruscas de temperatur­a. A maioria desses utensílios são feitos de alumínio com algumas partes de aço, e há os que são de ferro. “Em geral, a gente fala para evitar lavar na torneira da pia, porque tem alguns materiais que não resistem ao choque térmico”, alerta Fábio Contreiras. Por isso, o mais recomendad­o, de acordo com ele, é desligar a boca do fogão e esperar até que o chiado pare.

 ?? ARQUIVO PESSOAL ?? Maria Fontes, de 48 anos, uma semana após o incidente com a panela de pressão
ARQUIVO PESSOAL Maria Fontes, de 48 anos, uma semana após o incidente com a panela de pressão
 ?? ARTE KIKO ??
ARTE KIKO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil