O Dia

Chafariz será restaurado

Projeto prevê medidas para inibir furto e vandalismo em estrutura na Glória

-

Ohistórico chafariz da Glória vai passar por uma restauraçã­o e revitaliza­ção. A Cedae lançou um edital de licitação para as obras no valor de R$ 2,8 milhões, que incluem o prédio de dois andares localizado atrás do chafariz, onde já funcionou uma elevatória de água. O resultado do certame está previsto para agosto. A estimativa é que as obras sejam concluídas em cerca de 18 meses, a partir de seu início.

Fundado em 1772 durante o vice-reinado do Marquês do Lavradio, o Chafariz da Glória é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico

O chafariz será restaurado com pintura e instalação de quatro rosáceas e duas bicas

Nacional (Iphan) desde 1938. A estrutura era abastecida por nascentes de Santa Teresa através do Aqueduto da Carioca, os famosos Arcos da Lapa. Ele será totalmente restaurado, com pintura e instalação de quatro rosáceas e duas bicas, com base nos moldes das originais.

Depois de reformado, o imóvel será alugado para a iniciativa privada, que poderá

explorar o espaço de forma comercial e assumirá a responsabi­lidade de manter, sob fiscalizaç­ão da Cedae, o prédio e o chafariz. Além disso, quem ocupar o prédio deverá manter o chafariz em funcioname­nto.

A Associação de Moradores e Amigos da Glória (Amag) aprovou a iniciativa. Os representa­ntes cobram há anos soluções para o pa

trimônio, constantem­ente alvo de pichações e furtos. No início da tarde de ontem, a equipe de reportagem de O DIA flagrou o local sendo usado como suporte para venda de roupas e objetos.

“Achamos essa proposta muito interessan­te. Porque a gente tem visto um trabalho de enxugar gelo, infelizmen­te. O chafariz fica exposto, não tem grade e jogam

lixo e picham o monumento. Aprovamos a medida, com o compromiss­o de que a fachada será mantida. Estamos felizes. Se ficar bem conservado, vamos dar todo apoio à manutenção. Historicam­ente, lutamos pelos bens do bairro”, avaliou o conselheir­o fiscal da Amag, Paulo Cesar Nunes dos Santos.

 ?? PEDRO TEIXEIRA ?? No início da tarde de ontem, local era usado como suporte para venda de roupas e objetos
PEDRO TEIXEIRA No início da tarde de ontem, local era usado como suporte para venda de roupas e objetos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil