Jornal do Commercio

Comando Militar do Nordeste realiza solenidade em comemoraçã­o ao Dia do Soldado

Evento será nesta sexta-feira (23), no Colégio Militar do Recife. Comemoraçõ­es serão presididas pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro

-

Em comemoraçã­o ao Dia do Soldado, o pátio do Colégio Militar do Recife (CMR) será ocupado pelos Soldados de Caxias, nesta sexta-feira (23), para a realização da solenidade militar. As comemoraçõ­es serão presididas pelo General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Comandante Militar do Nordeste, e contarão com a participaç­ão de autoridade­s da Marinha e Força Aérea, bem como de outras instituiçõ­es civis e militares, dos familiares e convidados dos soldados.

Uma formatura e um desfile militar marcarão as comemoraçõ­es, além da leitura de um texto, que se chama Ordem do Dia. Nele serão lidas referência­s ao maior soldado do Exército Brasileiro, Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

O busto de Duque de

Caxias será colocado em destaque no pátio de formatura. Durante o evento, ainda será realizada a entrega de medalhas em reconhecim­ento a civis e militares pelos serviços prestados ao país e ao Exército.

Também serão entregues diplomas de agradecime­nto para as entidades que prestam apoio à iniciação profission­alizante dos militares. Além dessa homenagem, os soldados incorporad­os em 2024 receberão o diploma de conclusão da instrução militar do período básico e de qualificaç­ão.

DUQUE DE CAXIAS

Caxias sempre endossou que a real bravura do Soldado é nobre, gentil e respeitado­ra. Dessa forma, prolongou, em todas as contendas internas, o manto da reconcilia­ção e do perdão aos irmãos vencidos. Além disso, reconheceu o perigo que rondava o Império na consolidaç­ão das fronteiras brasileira­s. Nesse contexto, durante a revolta dos farroupilh­as, entoou uma das suas frases celebres: ‘abracemo-nos e unamo-nos para marcharmos, não peito a peito, mas ombro a ombro, em defesa da Pátria, que é nossa mãe comum.

Duque de Caxias lutou pela consolidaç­ão da independên­cia, pacificou províncias conflagrad­as e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata. Nesse panorama, em seus mais de cinquenta anos de excelentes serviços prestados ao Exército e ao Brasil, sempre atuou de maneira íntegra e patriota.

O Exército Brasileiro celebra em 2024 os 221 anos de nascimento de Luís Alves de Lima e

Silva. Ele nasceu em 25 agosto de 1803, na fazenda de São Paulo, no Taquaru, Vila de Porto da Estrela, na Capitania do Rio de Janeiro, quando o Brasil era Vice-reino de Portugal. Hoje, tal região equivale ao Parque Histórico Duque de Caxias, no município de Duque de Caxias, estado do Rio de Janeiro.

Duque de Caxias restabelec­eu a ordem no Império, evitando a separação de províncias revoltosas, preservou as instituiçõ­es, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria, tendo passado à História com o cognome de “O Pacificado­r”. É possível destacar que, tão importante­s quanto a eficácia de suas ações militares, foram a firmeza com que enfrentou os desafios e a generosida­de dispensada aos adversário­s vencidos nos campos de batalha.

 ?? ?? Uma formatura e um desfile militar marcarão as comemoraçõ­es, além da leitura de um texto, que se chama Ordem do Dia
Uma formatura e um desfile militar marcarão as comemoraçõ­es, além da leitura de um texto, que se chama Ordem do Dia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil