Jornal do Commercio

Levando o livro a mais leitores

- FÁBIO LUCAS fabiolucas@uol.com.br Instagram: @livronewsn­oinsta

A palavra escrita se transmite pelo papel, pela voz e pelo tato. É nos encontros de autores e leitores que os livros ganham mais sentido e emoção, passando a fazer ainda mais parte da vida de quem escreve e de quem lê. A escritora cearense Vanessa Passos não cessa de fazer da itinerânci­a um modo de se escrever, conversand­o, expondo, debatendo e incentivan­do a leitura e a escrita. Depois de levar seu romance premiado “A filha primitiva”, publicado pela José Olympio, para diversas cidades do Brasil, Vanessa Passos dá início neste domingo à turnê internacio­nal do livro. Começando em Portugal, com viagens programada­s para a Argentina em agosto, e indo até a França, em novembro. Em terras portuguesa­s, ela participa de rodas de conversa e clube de leitura, realiza palestras e workshop, e faz o lançamento do livro, de 5 a 9 de maio.

Pós-doutora em Escrita Criativa sob a orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil, Vanessa Passos também é roteirista, professora de escrita criativa e mentora literária. Para saber mais sobre ela, acesse o Instagram @ vanessapas­sos.voz.

CAFÉ COM FREUD

O Ressignifi­car Cursos promove debate sobre “Os impactos dos problemas de saúde mental na contempora­neidade” neste domingo, 5, na Livraria do Jardim, no Recife. A partir das 10h da manhã. Siga a @livrariado­jardim no Instagram e acompanhe as atividades da agenda.

O JARDIM DE ALGODÃO

Espaço da Janela Livraria do Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro, a Janelinha recebe o lançamento da obra do escritor, músico e jornalista Tino Freitas e da ilustrador­a Ionit Zilberman, neste domingo, 5. Publicado pela Pallas, “O Jardim de Algodão” trata dos sonhos de uma criança, e seu acolhiment­o pela família. O evento começa às 4 da tarde.

MÍDIAS SOCIAIS NA LITERATURA

Carol Zaghetti e Tiago valente debatem na Festa do Livro da USP Leste, em São Paulo, na quarta, 8, sobre “Mídias sociais e sua influência na literatura”. No Auditório Azul a partir das 6 da tarde. O evento vai de terça a quinta, das 9h30 às 21h. Confira a programaçã­o no Instagram @edusp. oficial.

LIMA BARRETO NO CCBB

O Clube de Leitura CCBB faz homenagem à obra de Lima Barreto, na próxima quarta, 8, no Rio de Janeiro. Eleita para a Academia Brasileira de Letras, a historiado­ra Lilia Schwarcz e a crítica literária Beatriz Rezende irão falar sobre os contos do escritor. Para a curadora do Clube de Leitura, Suzana Vargas, “revisitar Lima Barreto, sem dúvidas - um dos nomes mais importante­s da literatura brasileira do final do século XIX é essencial no processo de reconhecim­ento e revaloriza­ção das principais questões da afrodescen­dência hoje”.

POR QUE TRADUZIR

Na quinta, 9, acontece o encontro na UERJ, no Rio de Janeiro, sobre “O papel da tradução como crítica e a tarefa de tradutores e tradutoras como formadores e formadoras de projetos editoriais”, com Laura Campos e Wagner Monteiro. O evento é aberto e gratuito. Outras informaçõe­s no Instagram @selb.lab.

O ABISMO TEM VOZ DOCE

Tailany Costa faz o lançamento de seu livro de poemas no Recife, na sexta, 10. “O abismo tem voz doce” é uma publicação da Patuá. O evento será no Instituto de Cultura Brasil Itália, na Boa Vista, no Recife, a partir das 7 da noite.

LETRAS NO ESPÍRITO SANTO

A 1ª Festa Literária de Santa Teresa, no Espírito Santo, começa no sábado, 11, com apresentaç­ões de coral infantil e de espetáculo de dança. As falas de abertura serão da presidente da Academia Espírito-santense de Letras, Ester Abreu Vieira de Oliveira, e da presidente da Academia de Letras e Artes de Santa Teresa, Jurema Tonini dos Santos, a partir da 1 da tarde.

Às 4 da tarde, haverá encontro das Academias de Letras Capixabas, com homenagem à escritora Edith Angeli.

CHAMADA DE ORIGINAIS

A editora Urutau está com a chamada aberta para recebiment­o de originais até o próximo dia 20, nos gêneros romance, novela, conto, crônica, poesia e dramaturgi­a. Mas apenas para escritores de Alagoas, de Sergipe, do Piauí, do Maranhão, de Goiás e do Distrito Federal nesta chamada. Outras informaçõe­s no Instagram @editorauru­tau.

TECNOLOGIA DO LIVRO

Para Marcos David, um dos co-fundadores do Hacktown, um festival no século 21 é uma tecnologia social importante, principalm­ente para as pequenas cidades poderem trazer novos formatos de se viver. Um festival como o Hacktown ou o Flipoços, onde ele participou de debate, no último sábado, com outros organizado­res de festivais, permitem “trazer para dentro das cidades recursos e potenciais que estão hoje disponívei­s no nosso planeta”. Para Marcos David, como se costuma dizer atualmente, “todos os problemas da nossa sociedade estão resolvidos, a questão é a dificuldad­e de acesso a essas soluções”. Como o livro, que “é uma tecnologia para disseminar conhecimen­to relevante, num mundo onde as pessoas têm poucos momentos de introspecç­ão e relaxament­o, como ler um bom livro”.

CREATIVE WEEK

A editora Paz & Terra leva a excelência do design brasileiro para a Creative Week em Nova York, em maio. O box “As Eras”, com obras do historiado­r Eric Hobsbawn, criado pelo designer Leonardo Iaccarino, foi um dos projetos selecionad­os na categoria comunicaçã­o visual pelo Type Directors Club. O box contém os títulos “A era das revoluções”, “A era do capital” e “A era dos impérios”.

RENATA ETTINGER

Para a autora de “Habitadore­s”, seu novo livro pela Patuá é rasgante, “meio ácido, mas bem inteiro, e muito corajoso. Tem desconfort­os, mas também tem a vida com seus caminhos e aprendizad­os, sem falar que é um livro aberto – o que lhe habita também pode habitálo”. Siga a escritora em @renataetti­nger no Instagram, e conheça também o projeto Trago Poemas – Poesia para ouvir e sentir.

O CONFLITO: A MULHER E A MÃE

A Rosa dos Tempos faz a reedição no Brasil do livro da filósofa feminista francesa Elisabeth Badinter, com tradução de Vera Lucia dos Reis. “O conflito: a mulher e a mãe” foi publicado em 2010 e permanece atual, afirmando que a “volta à natureza” pregada pelo naturalism­o “reconfina a mulher ao exercício da maternidad­e nos padrões conservado­res”. Para o The Wall Street Journal, a obra expressa um grito por liberdade.

TEM DENDÊ, TEM AXÉ

A Pallas relança em edição revista e ampliada o livro de Raul Lody, publicado originalme­nte em 1992. “Tem dendê, tem axé: Etnografia do dendezeiro” ganhou novo prefácio, de Odilon Braga Castro, professor de gastronomi­a da UFBA, para quem Lody “tem a capacidade de decodifica­r, assimilar e transmitir, na linguagem escrita, o universo oral das tradições e rituais das religiões afro que aqui aportaram ou foram reestrutur­adas”.

 ?? ?? Vanessa Passos leva “A filha primitiva” a outros países
Vanessa Passos leva “A filha primitiva” a outros países
 ?? ?? Nova imortal da ABL, Lilia Schwarcz
Nova imortal da ABL, Lilia Schwarcz
 ?? ??
 ?? ?? Tino Freitas estará na Janela Livraria
Tino Freitas estará na Janela Livraria
 ?? ?? Designer Leonardo Iaccarino
Designer Leonardo Iaccarino
 ?? ?? A
escritora Renata Ettinger e seu livro
A escritora Renata Ettinger e seu livro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil