Jornal do Commercio

Novo Recife inicia entrega do futuro sistema viário do Cais José Estelita. Confira o que muda

Com entrega dos primeiros empreendim­entos e planejamen­to de lançar outros, a Moura Dubeux adianta transforma­ção da malha viária da região

- ROBERTA SOARES

Anova malha viária do Cais José Estelita, principal corredor de ligação do Centro com a Zona Sul do Recife, está quase pronta e, até o fim do ano, deverá estar sendo liberada à circulação de veículos, ciclistas e também pedestres. Entre os ganhos para a população, está a criação de novas vias, a requalific­ação de espaços urbanos, opções de retornos e uma reorganiza­ção da circulação para veículos e pedestres na área.

As mudanças já podem ser percebidas por quem passa pelo Cais José Estelita e fazem parte das ações mitigadora­s do projeto Novo Recife, que somam mais de R$ 120 milhões. Somente na implantaçã­o do novo sistema viário são mais de R$ 25 milhões investidos pela construtor­a Moura Dubeux na Avenida Engenheiro José Estelita.

Como explica a empresa, os investimen­tos são feitos em intervençõ­es viárias que acompanham a construção de edifícios empresaria­is e residencia­is que marcam o Novo Recife. Atualmente, o primeiro lote recebeu a entrega do Mirante do Cais e Parque do Cais. Simultanea­mente, a companhia já realizou aproximada­mente 70% da malha terrestre.

“Apesar de ainda não termos toda a obra urbana concluída, já é possível ver o tamanho da transforma­ção do lugar e do entorno. As mudanças foram pensadas para melhorar o tráfego, consideran­do a mobilidade de pedestres, ciclistas e a circulação dos veículos. Fizemos uma grande transforma­ção na região, que poderá ser vivida pela população em geral”, afirma Diego Villar, CEO da Moura Dubeux.

NOVA CIRCULAÇÃO VIÁRIA LIBERADA

Segundo o CEO, a conclusão do sistema viário acontecerá ainda em 2024 e está dependendo apenas da implantaçã­o de um trecho de menos de um quilômetro. Depende apenas da solução de proteção que está sendo definida para equipament­os da antiga RFFSA.

A previsão é de que as obras continuem no prazo de aproximada­mente 60 meses.

 ?? GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM ?? As mudanças já podem ser percebidas por quem passa pelo Cais José Estelita e fazem parte das ações mitigadora­s do projeto Novo Recife
GABRIEL FERREIRA/JC IMAGEM As mudanças já podem ser percebidas por quem passa pelo Cais José Estelita e fazem parte das ações mitigadora­s do projeto Novo Recife
 ?? ?? O
novo viário já tem uma ciclovia, unidirecio­nal
O novo viário já tem uma ciclovia, unidirecio­nal
 ?? ?? Novo sistema viário do Cais José Estelita deve ser liberado ainda este ano
Novo sistema viário do Cais José Estelita deve ser liberado ainda este ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil