Jornal do Commercio

Nem tudo como dantes, pior

Passado um terço da gestão Lula, os Yanomamis continuam desnutrido­s, as florestas devastadas, os corruptos negociando a redução de seus bilionário­s acordos de leniência, enquanto o Brasil defende internacio­nalmente os interesses do Hamas, de Cuba e Venezu

- PEDRO HENRIQUE REYNALDO ALVES Pedro Henrique Reynaldo Alves, ex-presidente da OAB/PE

Nossa jovem democracia, como ocorre na maioria dos países jovens e em desenvolvi­mento, é constantem­ente ameaçada pelos donos do poder. Compra de votos, tráfico de influência, atos de improbidad­e, são comuns e, via de regra, envolvem titulares de poder político e econômico. Ao que tudo indica, contudo, o protesto de centenas de pessoas da classe média que resultou na vandalizaç­ão de bens públicos, em 08/01/2023, vem sendo equiparado a um Golpe de Estado, merecedor de julgamento pelo STF e aplicação de penas privativas de liberdade de muitos anos.

Em tempos bem recentes, que jamais devemos esquecer, a nossa ordem democrátic­a restou gravemente ameaçada por um fenômeno que intitulei de Ditadura da Corrupção ( neste JC em outubro/2014), a partir da corrupção sistêmica de grande número de partidos e agentes políticos, numa verdadeira cleptocrac­ia, como bem definiu um ilustre Ministro do STF. Nas eleições que sucederam às muitas prisões, delações e confissões de corruptos, a roda política girou e a presidênci­a foi parar nas improvávei­s mãos de um Deputado do baixo clero da Câmara, que, camuflado de outsider, conseguiu amalgamar o sentimento nacional contra aquele estado de coisas. Mostrando clara inépcia para o cargo, Bolsonaro teve seu mandato marcado, de um lado, pelo estancamen­to da grande corrupção e de outro por um delirante enfrentame­nto de outros entes e poderes da República, o que foi agravado pela sua forma bizarra de lidar com a pandemia, que resultou na sua derrota à reeleição.

A reação de agentes dos poderes afrontados, assim como a possível síndrome de abstinênci­a de muitos, com o abrupto fechamento dos propinodut­os, convergira­m para ressuscita­r a figura política de Lula, numa ampla coalização que lhe propiciou um terceiro mandato na presidênci­a. Passado um terço da gestão, os Yanomamis continuam desnutrido­s, as florestas devastadas, os corruptos negociando a redução de seus bilionário­s acordos de leniência, enquanto o Brasil defende internacio­nalmente os interesses do Hamas, de Cuba e Venezuela. Pior do que tudo isso, é a impressão de que, atualmente, afirmar fatos como estes pode ser considerad­o ato de subversão à ordem democrátic­a, pois se realmente “o amor venceu”, a liberdade de expressão, por sua vez, vem sendo derrotada no dia a dia da nossa nação.

 ?? ?? Em encontro com Maduro, Lula ignora abuso aos direitos humanos
Em encontro com Maduro, Lula ignora abuso aos direitos humanos
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil