Jornal do Commercio

Câmara derrota governo e põe fim à saidinha de presos

- ROMOALDO DE SOUZA Correspond­ente do SJCC em Brasília romoaldode­souza@radiojorna­l.com.br

ERA UMA VEZ…

…Por aclamação a Câmara dos Deputados aprovou o projeto que coloca um ponto final nas saídas temporária­s de presos em datas comemorati­vas. O texto do fim das saidinhas foi votado por aclamação - o que significa dizer que o parlamenta­r não precisou expor o seu voto, “até por se tratar de um projeto polêmico, é sempre importante seguir a orientação do partido”, como disse o deputado Fernando Monteiro (PP-PE).

A proposta determina que a saidinha somente será garantida a quem estiver cursando supletivo profission­alizante, ensino médio ou superior - desde que faça na cadeia o dever de casa. Fica aprovada, também, a obrigatori­edade de realização do exame criminológ­ico, prerrequis­ito para quem estiver sendo submetido à progressão de regime. Agora, o projeto vai ao Palácio do Planalto para que o presidente Lula da Silva (PT) dê a palavra final. “Mas já antecipo.

Se o presidente Lula vetar, nós vamos nos organizar e derrubar o veto dele”, disse o deputado Coronel Meira (PL-PE).

O VETO É CERTO

O líder do governo, deputado José Guimarães (PTCE) evitou cravar a informação de que o presidente Lula vai vetar o projeto, mas durante reunião de lideranças governista­s, Guimarães reconheceu que “a medida é extrema”, que “não faz sentido tratar todos os presos como se fossem incorrigív­eis e a ressociali­zação é a meta de qualquer governo que tenha a preocupaçã­o com os direitos humanos”.

SOFÁ DA SALA

Não se falou em outro assunto, no cafezinho da Câmara dos Deputados. Parlamenta­res estavam apreensivo­s em saber onde estavam os móveis dados como “desapareci­dos” no início do governo Lula e que agora foram “encontrado­s”. “Pense comigo, o Planalto poderia ter encontrado outra justificat­iva para gastar o quanto gastou. Ninguém ‘perde’ 261 móveis”, adverte o líder da oposição, Carlos Jordy (PL-RJ)

BIVAR ESTÁ FORA

A maioria dos integrante­s da Comissão Executiva Nacional do União Brasil - 11 x 5 - votou pelo afastament­o do deputado Luciano Bivar (PE). Ele agora terá cinco dias para apresentar argumentos contrários. A decisão desta quarta-feira (20) fortalece a tese de expulsão de Bivar. Caso isso ocorra , ele perderá a cadeira de primeiro-secretário da Câmara.

ESTUPRO NUNCA MAIS

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já tem maioria de votos (9 x 2) para homologar a sentença de condenação do ex-jogador Robinho, condenado na Itália a nove anos de prisão por crime de estupro coletivo. Os ministros decidiram, também que o ex-atleta do Milan deverá cumprir a pena imediatame­nte.

¡HASTA LA VISTA!

O presidente da Comissão Mista sobre Migrações, Túlio Gadêlha (Rede Sustentabi­lidade-pe) vai ao embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, para cobrar explicaçõe­s dos motivos que levaram o país vizinho a barrar a entrada de brasileiro­s no aeroporto de Ezeiza, em Buenos Aires. “Nós vamos buscar agir junto com o governo federal para resolver esse impasse com diálogo. Não dá para deixar que um critério com ar discrimina­tório permaneça”.

PENSE NISSO

Caiu bem para o currículo de muitos deputados que não quiseram antecipar como votariam no projeto que põe um ponto final nas saidinhas em datas festivas.

O voto por aclamação, em um projeto que não é consenso, só fortalece aqueles que evitam colocar a digital e dizer que é contra ou a favor que os presos bem comportado­s tenham direitos a passar datas especiais com a família e os amigos.

Quando o presidente da Câmara dos Deputado, Arthur Lira (PP-AL) disse que havia acordado para que não ocorresse votação nominal, quando o deputado diz se vota contra ou a favor, a maioria respirou aliviada.

Ufa!

Pense nisso!ro

 ?? ?? Governo tenta evitar articulaçõ­es de organizaçõ­es criminosas
Governo tenta evitar articulaçõ­es de organizaçõ­es criminosas
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil