Jornal do Commercio

Blinken diz a Lula que discorda de comparação entre a guerra de Israel e o Holocausto

O norte-americano veio ao Brasil para participar da reunião de ministros do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo

- Da Redação, com agências

Segundo um assessor de Blinken ouvido pela agência France Presse, o diplomata deixou claro, em encontro com Lula, que o governo americano discorda da comparação feita pelo presidente brasileira da guerra travado por Israel contra o Hamas ao Holocausto Ainda de acordo com essa fonte, Blinken também disse a Lu laque aposição de Washington é que não está em curso um genocídio contra os palestinos em Gaza. Os dois participar­am de uma duas horas com Lula em Brasília. As informaçõe­s são do jornal O Estado de São Paulo

“O secretário blinken abordou o assunto e deixou claro que discordamo­s destes comentário­s”, segundo a fonte.

ACENO PÚBLICO DE BLINKEN

Apesar das discordânc­ias na reunião privada, Blinken fez, em público, uma declaração de 22 segundos em que afirma que Brasília e Washington estão trabalhand­o juntos, deforma bilateral e global, e afirmou ser grato pela “amizade” com o Brasil.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quarta-feira (21), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, no Palácio do Planalto.

“Foi uma ótima reunião. Sou muito grato ao presidente [Lula] pelo seu tempo”, disse o chefe da diplomacia do país norte-americano ao deixar o encontro.

“Os Estados Unidos e o Brasil estão fazendo coisas muitoimpor­tantesjunt­os.estamostra­balhandoju­ntosbilate­ralmente,regionalme­nte, mundialmen­te.éumaparcer­iamuitoimp­ortanteeso­mos gratos pela sua amizade”, completou Blinken.

ENCONTRO COM LULA

Onorte-americanov­eioao Brasil para participar da reuniãode ministros dog20,gru poque reúne as 19 maiores economias do mundo, mais a União Europeia e a União Africana. a reunião ocorre no R iode janeiro, hoje e amanhã (22).

Em 2024, Brasil e Estados Unidos completam 200 anos der elações diplomátic­as. daqui, Blinken segue para a Argentina, ondes e encontrará como presidente javier mi lei.

O encontro com Lula durou quase duas hora sena pauta estavam temas como o apoio dos Estados Unidos à presidênci­a do Brasil no G20 e a parceria entre os dois países pelos direitos dos trabalhado resena cooperação na transição para energia limpa.

PLANALTO FALA EM CONCORDÂNC­IA

Aguerra entre Israel e o grupo palestino Hamas, na Faixa de Gaza, foi um dos temas da reunião. Em nota, o Palácio do planalto informou que o presidente Lula reafirmous­eu desejo pela paz e fim dos conflitos .“ambos concordara­m coma necessidad­e de criação de um Estado Palestino”, diz.

O encontro entre Lula e Blinken ocorre em meio à repercussã­o da falado presidente brasileiro comparando as ações militares de israel na Faixa de Gaza ao Holocausto contra judeus da Segunda Guerra Mundial. O comentário fez o governo de Israel declarar Lula persona non grata no país.

Outro tema tratado foi a disputa entre Venezuela e Guiana em torno do território de essequ ibo. de acordo com a Presidênci­a, o secretário Blinken agradeceu a atuação do brasil pelo diálogo entre os dois países sul-americanos.

 ?? ?? Chefe da diplomacia norte-americana fez visita oficial ao Brasil
Chefe da diplomacia norte-americana fez visita oficial ao Brasil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil