Jornal do Commercio

TCE manda Câmara do Recife exonerar 189 cargos comissiona­dos

Determinaç­ão do TCE tem prazo de 180 dias para ser cumprida pela Câmara Municipal

- JAMILDO MELO

OTribunal de Contas do Estado (TCE) analisou uma auditoria especial na Câmara de Vereadores do Recife e constatou, segundo a decisão, o excesso no número de cargos em comissão à disposição dos vereadores.

Segundo o relatório de auditoria do processo do TCE, a Câmara de Vereadores do Recife, em fevereiro de 2022, tinha 886 cargos em comissão (de livre nomeação dos parlamenta­res) e apenas 99 cargos efetivos (escolhidos por concurso).

RELATORIA DO PROCESSO

O relator do processo, conselheir­o Ricardo Rios, chamou a relação de “desarrazoa­da desproporç­ão”.

“Necessidad­e da Câmara Municipal do Recife realizar um levantamen­to da real necessidad­e de pessoal com vistas à realização de concurso público, de forma a pôr cobro à desarrazoa­da desproporç­ão entre servidores comissiona­dos e ocupantes de cargos efetivos”, disse o relator.

Segundo o órgão, a “situação na Câmara do Recife não é nova e já foi objeto de deliberaçã­o deste TCE no Processo TCE-PE 16100243-2”.

DETERMINAÇ­ÃO À CÂMARA

O TCE fez várias determinaç­ões para a Câmara de Vereadores como a “exoneração de ocupantes de cargos em comissão em excesso e de cargos em comissão sem atribuiçõe­s de direção, chefia e assessoram­ento ou sem atribuiçõe­s descritas de forma clara e objetiva”.

Outra determinaç­ão foi a “realização de concurso público para provimento de cargos efetivos necessário­s aos serviços”.

A determinaç­ão mais importante foi a exoneração imediata de 189 cvargos em comissão.

“Exoneração dos 189 ocupantes de cargos em comissão - 39 de Assessor de Apoio Parlamenta­r (antigo Auxiliar de Gabinete), 38 de Assessor Parlamenta­r de Gabinete (antigo Assistente de Gabinete), 71 de ‘’Coordenado­r de Unidade ou Assistente Especial’’ e 41 de ‘’Coordenado­r de Unidade ou Assistente’’ - sem atribuiçõe­s de direção, chefia e assessoram­ento ou sem atribuiçõe­s descritas de forma clara e objetiva, já identifica­dos pela equipe de auditoria na irregulari­dade 2.1.2. (itens 2.1.1, 2.1.2)”, determinou o TCE.

O prazo fixado pelo TCE foi de 180 dias para cumprir as determinaç­ões.

Ainda cabe recurso contra a decisão, dentro do próprio TCE.

ORÇAMENTO DE 2024

Conforme o blog já noticiou, o orçamento anual do Município do Recife para 2024 foi sancionado pelo prefeito João Campos (PSB) com um valor recorde destinado aos vereadores da capital pernambuca­na. O orçamento da Câmara de Vereadores, apenas para 2024, ficou em R$ 237.740.000,00 (duzentos e trinta e sete milhões setecentos e quarenta mil reais). Em 2023, ano anterior, o orçamento ficou em “apenas” R$ 217 milhões.

Esse orçamento é para manter os 39 vereadores do Recife.

 ?? ?? Câmara Municipal do Recife, no centro da capital
Câmara Municipal do Recife, no centro da capital

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil