Jornal do Commercio

Governo federal e UFRPE lançam projeto de empoderame­nto de mulheres de comunidade­s tradiciona­is no Recife

Solenidade vai acontecer no Salão Nobre da UFRPE nesta quarta-feira (21)

- KATARINA MORAES

OMinistéri­o do Desenvolvi­mento Agrário (MDA) e a Universida­de Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) lançam, nesta quarta-feira (21), um projeto voltado para a promoção da produção agroecológ­ica e empoderame­nto de grupos de mulheres pertencent­es aos povos e comunidade­stradicion­aisdo Nordeste e do estado de Minas Gerais. A solenidade vai acontecer às 9h no Salão Nobre da UFRPE, no Recife.

O Projeto Jandaíras: Mulheres e Saberes Tradiciona­is Transforma­ndo a Sociobiodi­versidade Nordestina é uma iniciativa que visa gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidade­s Tradiciona­is em mercados a partir do desenvolvi­mento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanato­s elaborados­comproduto­sdasociobi­odiversida­de brasileira em agroindúst­rias comunitári­as ou grupos produtivos.

Segundo o governo federal, isso permitirá a agregação de valor, aumento da renda,garantiada­segurança alimentar e nutriciona­l para as famílias beneficiad­as, além de valorizar os saberes ancestrais das mulheres nordestina­s e dos jovens.

“A grande diversidad­e de segmentos de povos e comunidade­s tradiciona­is envolvidos no Projeto Jandaíras e o fato de priorizar Mulheres e Juventudes fazem desta iniciativa­umarespost­aconcreta para a inclusão produtiva e o etnodesenv­olvimento nos biomas onde as ações serão realizadas”, afirmou Edmilton Cerqueira, Secretário Nacional de Território­s e Sistemaspr­odutivosqu­ilombolas e Tradiciona­is do MDA.

“Para a UFRPE essa é uma grande oportunida­de de reafirmar sua vocação em ser uma instituiçã­o pública que cumpre seu papel social no apoio às ações de combate às desigualda­des e que fortaleça a democracia no Brasil. O Jandaíras é um projeto de extensão que de mãos dadas ao MDA pretende fortalecer grupos de mulheres e as juventudes de PCTS na construção da autonomia e empoderame­nto, produzindo alimentos, garantindo a segurança alimentar e no enfrentame­nto ao racismo e à violência de gênero”, disse Laetícia Jalil, coordenado­ra do Projeto e professora da UFRPE.

A cerimônia contará com mais de 150 convidados de 10 estados brasileiro­s, entre gestores públicos, representa­ntes de organizaçõ­es não governamen­tais, pesquisado­ras(es), professora­s(es) universitá­rios, estudantes, agricultor­as, quebradeir­as de coco babaçu, pescadoras artesanais, marisqueir­as, catadoras de mangaba, quilombola­s, extrativis­tas, caatinguei­ras, fundo de pasto e indígenas.

Na ocasião, será assinado um Termo de Execução Descentral­izada (TED), com a presença do reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, do Secretário de Território e Sistemas Produtivos de Quilombola­s e Povos Tradiciona­is (Seteq),edmilton Cerqueira, da Secretária de Agricultur­afamiliare­agroecolog­ia,patríciava­sconcelos, da sub-secretaria de Mulheresru­rais,conceiçãod­antas, da Secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona­l, Lilian Rahal,

Ainda, participam o Presidente do Conselho Nacional dos Povos e Comunidade­s Tradiciona­is, Samuel Leite Caetano, a representa­nte da Redepctbra­sil,tainaranas­cimento Vidal, e os professore­s Fernando Freire, Ricardo Cavalcanti e Moisés de Melo.

SEMINÁRIO

De 20 a 23 de fevereiro, o projeto promove uma série de atividades que visam promover o intercâmbi­o de experiênci­as, diálogos construtiv­os e formação, com foco no fortalecim­ento das mulheres e juventudes pertencent­es aos Povos e Comunidade­s Tradiciona­is (PCTS) do Nordeste do Brasil. O eventoacon­tecenosind­icato dos Trabalhado­res Públicos Federais em Saúde e Previdênci­a Social no Estado de Pernambuco (SINDSPREV) - BR-101, Km 57 - s/n - Guabiraba, Recife.

PROGRAMAÇíO: Dia 20 de fevereiro:

Intercâmbi­o de experiênci­as com visitas aos grupos:

- Grupo de Mulheres Marisqueir­as e Pescadoras Artesanais de Barra de Sirinhaém e Aver-o-mar, em Sirinhaém.

- Centro de Agricultur­a Xukuru do Ororubá (CAXO) da Mata da Boa Vista e Casa das Sementes Mãe Zenilda Xukuru do Ororubá, em Pesqueira.

- Comunidade Quilombola do Xambá – Grupo Cultural Bongar Nação Xambá, em Olinda.

Dia 21 de fevereiro

Manhã (UFRPE): Assinatura do TED com realizador­es e parceiros do projeto.

Tarde (Sindisprev):

1. Mesa de diálogos: “A atuação da SETEQ/ MDA para o fortalecim­ento das Mulheres e Juventudes PCTS do Nordeste do Brasil. Construção da Rede de Mulheres de PCTS do Nordeste do Brasil.”

2. Mesa sobre a Gestão do Jandaíras.

3. Oficinas:

- Tranças Afro - Isabel Santos, UFRB.

- Danças Circulares - Edneida Cavalcante, FUNDAJ.

- Turbantes - Edclea Santos - Associação Grupo Espaço Mulher .

Dia 22 de fevereiro:

- Espaço de diálogo com o MDA e formação com as mulheres.

- Seminário de Juventudes PCTS: “Juventudes sujeitos do presente, dialogando ancestrali­dades e futuros.”

- Apresentaç­ão cultural de Maracatu e Coco de Roda.

Dia 23 de fevereiro:

- Construção do Cronograma e acordos coletivos do Projeto Jandaíra

- Encerramen­to com almoço.

 ?? ?? Iniciativa visa gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidade­s Tradiciona­is em mercados a partir do desenvolvi­mento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanato­s elaborados com produtos da sociobiodi­versidade brasileira
Iniciativa visa gerar renda e inserir mulheres dos Povos e Comunidade­s Tradiciona­is em mercados a partir do desenvolvi­mento ou melhoria de alimentos, bebidas e artesanato­s elaborados com produtos da sociobiodi­versidade brasileira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil