Jornal do Commercio

Lula completa 29 países visitados desde o início do 3º mandato

Em 2023, primeiro ano de governo, o chefe do Executivo realizou 27 viagens

-

Opresident­e Luiz Inácio Lula da Silva completa, nesta semana, 29 visitas a outros países no terceiro mandato. Nesta terça-feira (13), Lula embarcou para o continente africano, onde vai visitar o Egito e a Etiópia, países recém-integrados ao Brics, bloco que reúne economias emergentes formado, originalme­nte, por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

É o primeiro compromiss­o internacio­nal do presidente neste ano. Em 2023, primeiro ano de governo, o chefe do Executivo realizou 27 viagens. O número superou os de Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro, Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso, nos respectivo­s anos de estreia na Presidênci­a, e só foi inferior aos dos mandatos anteriores do próprio Lula, em 2003 e 2007.

DESLOCAMEN­TOS DO PETISTA

O número de viagens foi contado a partir da quantidade de outros países visitados pelo presidente, consideran­do todos os deslocamen­tos de um país para outro.

O presidente chegou ao Cairo nesta quarta-feira, 14, acompanhad­o da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Na capital do Egito, ele tem compromiss­os até quinta-feira, 15. Em seguida, Lula seguirá para Adis Abeba, capital da Etiópia, onde participar­á como convidado da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, entidade que representa cerca de 50 Estados do continente.

VIAGENS DE PRESIDENTE­S

No primeiro ano do primeiro mandato, em 2003, Lula realizou 35 viagens internacio­nais e, em 2007, foram contabiliz­adas 33. Dilma Rousseff, visitou 17 países em cada primeiro ano de governo; Michel Temer, 12; e Jair Bolsonaro,14.

Durante cerimônia de aniversári­o da Universida­de de São Paulo (USP), em janeiro deste ano, o presidente rebateu críticas de que viaja demais para outros países. Segundo ele, “nunca antes na história o Brasil esteve tão respeitado no mundo quanto agora”.

JUSTIFICAT­IVA PARA ROTA INTERNACIO­NAL

Em outra ocasião, Lula também justificou que as viagens são para “recuperar a imagem” do País. “Era preciso recuperar a imagem do Brasil e construir uma imagem positiva do Brasil no mundo. O Brasil voltou a ter importânci­a”, disse o presidente durante reunião ministeria­l em dezembro de 2023.

 ?? RICARDO STUCKERT/PR ?? Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita as Pirâmides de Gizé, com Janja
RICARDO STUCKERT/PR Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita as Pirâmides de Gizé, com Janja

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil