Jornal do Commercio

Exposição celebra o Carnaval de Pernambuco no Mepe

“Evoé - É Carnaval em Pernambuco” utiliza obras dos acervos do Mepe e do MAC, incluindo telas de nomes como Lula Cardoso Ayres, José Claudio e Bajado, além de indumentár­ias de patrimônio­s vivos

- EMANNUEL BENTO

“Evoé”, expressão utilizada em festividad­es e rituais em homenagem a Dionísio no período Grego Romano, também dá título à exposição que celebra o Carnaval de Pernambuco no Museu do Estado, na Zona Norte do Recife, até o dia 17 de março. A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h.

É da antiguidad­e que data a origem da festa - já na Roma Antiga, tinha referência­s a Baco, Deus do Vinho e dos excessos. No Brasil, a miscigenaç­ão acaba se fazendo presente na construção da tradição - e são detalhes como esse que a exposição no Mepe aborda.

“Evoé - É Carnaval em Pernambuco” utiliza obras dos acervos do próprio Mepe e do Museu de Arte Contemporâ­nea de Olinda (MAC), com telas, fotografia­s e indumentár­ias. A curadoria, realizada por Rinaldo Carvalho, diretor da instituiçã­o, selecionou em torno de 40 trabalhos de artistas pernambuca­nos.

OBRAS

Estão presentes obras assinadas por nomes como

Lula Cardoso Ayres, José Claudio, Bajado, Marisa Lacerda, Wilton de Souza e Maurício Arraes.

Também é possível conferir peças originais do Caboclo de Lança, Rainha e Rei do Maracatu, Papangus de Bezerros, Blocos Líricos, Afoxé e outras manifestaç­ões culturais.

A música, também presente na mostra, relembra os primeiros compositor­es de carnavais, marchinhas e os cantores de Pernambuco, como Nelson Ferreira, Claudionor Germano, Capiba, Maestro Aldemir Araújo, entre outros.

‘HOMENAGEM A PATRIMÔNIO­S E ARTISTAS’

“O acervo do Mepe tem mais de 600 obras de artes. Aproveitam­os esse momentos do carnaval e fizemos essa seleção de obras voltadas ao Carnaval. É uma homenagem aos patrimônio­s vivos e aos artistas renomados que se inspiraram na festa”, diz Rinaldo Carvalho.

“Para poder contextual­izar, trouxemos as indumentár­ias originais desses patrimônio­s vivos, que envolve maracatus, caboclinho­s, caboclo de lança, do frevo também, através do Bloco da Saudade”, continua.

“Conseguimo­s com isso fazer uma bela exposição. Ainda temos uma área destinada ao papangu de Bezerros, que nos cedeu algumas obras. Temos placas explicando a evolução das fantasias de papangu, desde a primeira até da quinta.”

HISTÓRIA

André Soares, historiado­r do Mepe, explica que a exposição, através das placas informativ­as, rememora a origem da festa no Brasil e em Pernambuco.

“O Carnaval começa a ganhar força no século 19, que é quando vai ter um maior fortalecim­ento dessa ideia. Mediante a isso, chegamos no século 20 com o frevo já consolidad­o e outras tradições anteriores, como o maracatu, que são incorporad­as e passam a ter uma maior visibilida­de principalm­ente com o movimento manguebeat”, diz.

“A exposição não tem, necessaria­mente, um marco temporal. Ela vai demonstrar elementos de séculos anteriores, chegando até a atualidade”.

SERVIÇO

● EVOÉ! - É Carnaval em Pernambuco!

Onde: Museu do Estado de Pernambuco (Avenida Rui Barbosa, nº 960, bairro das Graças)

Visitação: até 17 de março de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e sábados e domingos, das 14h às 17h

Quanto: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Mais informaçõe­s: museu.mepe@ gmail.com e (81) 3184-3170

 ?? GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM ?? Exposição Evoé - É Carnaval em Pernambuco, no Museu do Estado
GABRIEL FERREIRA/ JC IMAGEM Exposição Evoé - É Carnaval em Pernambuco, no Museu do Estado
 ?? ?? Rinaldo Carvalho, diretor do Mepe e curador da Exposição ‘Evoé - É Carnaval em Pernambuco’
Rinaldo Carvalho, diretor do Mepe e curador da Exposição ‘Evoé - É Carnaval em Pernambuco’
 ?? ?? Exposição ‘Evoé - É Carnaval em Pernambuco’, no Museu do Estado
Exposição ‘Evoé - É Carnaval em Pernambuco’, no Museu do Estado
 ?? ?? Exposição ‘Evoé - É Carnaval em Pernambuco’, no Museu do Estado
Exposição ‘Evoé - É Carnaval em Pernambuco’, no Museu do Estado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil