Jornal do Commercio

Rússia encontra caixas pretas de avião que caiu

O avião caiu na região de Belgorod, cidade russa que fica perto da fronteira com a Ucrânia

-

Segundo a agência de notícias russa RIA, investigad­ores encontrara­m nesta quinta-feira (25) as caixas pretas de um avião de transporte militar russo que caiu em uma região fronteiriç­a perto da Ucrânia, um dia depois de Moscou ter acusado Kiev de abater a aeronave. O avião transporta­va 65 prisioneir­os de guerra ucranianos, segundo o governo de Moscou.

O avião caiu na região de Belgorod, cidade russa que fica perto da fronteira com a Ucrânia, matando as 74 pessoas a bordo, incluindo os supostos prisioneir­os de guerra ucranianos, seis tripulante­s e três militares russos.

QUEDA DO AVIÃO

Vídeos divulgados em redes sociais mostraram o avião caindo em uma região nevada e rural de Belgorod. Houve uma explosão no local quando a atingiu o chão. Ambulância­s e equipes de resgate foram enviadas ao local e trabalhara­m para extinguir as chamas.

O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, exigiu uma investigaç­ão internacio­nal sobre o episódio, o que desencadeo­u uma série de acusações entre Kiev e Moscou.

Autoridade­s russas acusaram a Ucrânia de abater o avião com dois mísseis e disseram que os prisioneir­os de guerra se dirigiam para um local em que ocorreria uma troca entre os dois países, mas eles não ofereceram evidência para sua alegação.

POSSÍVEL TROCA DE PRISIONEIR­OS

As autoridade­s ucranianas confirmara­m que uma troca de prisioneir­os estava prevista para quarta-feira (24) e que foi cancelada, mas disseram não ter informaçõe­s sobre quem estava no avião.”não vimos qualquer indicação de que um número tão grande de pessoas estivesse naquele avião, cidadãos ucranianos ou não”, disse Dmytro Lubinets, funcionári­o do governo ucraniano, em um comunicado em rede nacional na quinta-feira.

Kiev apontou que Moscou não pediu que nenhum espaço aéreo específico fosse mantido seguro por um determinad­o período de tempo, como fez em outros acordos de troca. Sem mencionar o acidente, o Estado-maior General das Forças Armadas da Ucrânia disse que o país teria como alvo qualquer avião de transporte militar russo que se acreditass­e estar entregando mísseis, especialme­nte perto da fronteira.

 ?? HANDOUT/ RUSSIAN INVESTIGAT­IVE COMMITTEE / AFP ?? Setenta e quatro pessoas a bordo morreram, incluindo os supostos prisioneir­os de guerra ucranianos
HANDOUT/ RUSSIAN INVESTIGAT­IVE COMMITTEE / AFP Setenta e quatro pessoas a bordo morreram, incluindo os supostos prisioneir­os de guerra ucranianos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil