Jornal do Commercio

Oppenheime­r lidera corrida ao Oscar com 13 indicações

Academia anuncia os indicados em meio ao favoritism­o de do fenômeno “Barbenheim­er”, que vem liderando a temporada de prêmios

- AFP, Estadão Conteúdo

OOscar anunciou, nesta terça-feira (23), os indicados de sua 96ª edição, em meio a grandes expectativ­as em torno do fenômeno “Barbenheim­er”, que assumiu a liderança da temporada de prêmios em Hollywood, depois de lotar as salas de cinema.

Os dois filmes, que estrearam no mesmo fim de semana nos Estados Unidos, arrecadara­m 2,4 bilhões de dólares (11,87 bilhões de reais) de bilheteria e esperam sua consagraçã­o na edição da premiação da Academia.

“Oppenheime­r”, de Christophe­r Nolan, sobre o pai da bomba atômica, já era favorito para as indicações de Melhor Filme e Melhor Diretor, além de várias outras categorias técnicas.

Como esperado, o longa brilhou com 13 indicações. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coajuvante (Robert Downey Jr), Melhor Atriz Coadjuvant­e (Emily Blunt), Melhor Roteiro Adaptado (Nolan) e Melhor Trilha Sonora, além de categorias técnicas como Melhor Som, Designer de Produção, Fotografia, Figurino, Cabelo e Maquiagem e Montagem.

DIRETA DE BARBIE FORA DA ‘MELHOR DIREÇÃO’

Sobre “Barbie”, de Greta Gerwig, especialis­tas apontavam uma desvantage­m por se tratar de uma comédia, gênero pouco favorecido na premiação. Apesar disso, o filme teve oito indicações. A surpresa foi a ausência de Greta Gerwig na Melhor Direção por ter bastante do estilo da diretora, esperava-se reconhecim­ento da Academia.

As indicações da Barbie foram: Melhor Filme,

Melhor Ator Coadjuvant­e, Melhor Atriz Coajuvante, Melhor Roteiro Adaptado (Greta Gerwig e Noah Baumbach), duas indicações na Melhor Canção Original (“Im Just Ken” e “What Was I Made For?”), além das categorias técnicas Designer de Produção (Sarah Greenwood) e Melhor Figurino.

MAIS INDICADOS

Tanto o filme de Martin Scorsese, “Assassinos da Lua das Flores”, quanto a versão de Frankenste­in de Yorgos Lanthimos, “Pobres Criaturas”, também foram amplamente celebradas pelo Oscar - o primeiro recebeu 10 indicações e o segundo, 11.

Pobres Criaturas, inclusive, desbancou o sucesso de bilheteria “Barbie”. Estrelado por Emma Stone, o longa acompanha Bella Baxter sendo trazida de volta à vida pelo cientista Dr. Godwin Baxter após morrer na era vitoriana. A obra foi destaque no Globo de Ouro e também venceu, em 2023, o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

Já no filme de Scorsese, a protagonis­ta, Lily Gladstone se tornou a primeira indígena norte-americana a ser indicada como melhor atriz. É a décima vez que Scorsese concorre como melhor diretor. Com o filme, Leonardo Dicaprio não disputa a estatueta para melhor ator.

A Sociedade da Neve, filme do diretor espanhol J.A. Bayona, foi indicado como melhor filme internacio­nal. A adaptação do livro homônimo de Pablo Vierci conta a história da equipe de rúgbi uruguaia, vítima de um acidente aéreo na Cordilheir­a dos Andes, em 1972, que se submeteu ao frio, fome, sede para sobreviver nas montanhas por 72 dias. O longa também concorre na categoria de melhor maquiagem e cabelo.

Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2024 no JC Online.

 ?? STEFANI REYNOLDS / AFP ?? Estatueta do Oscar
STEFANI REYNOLDS / AFP Estatueta do Oscar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil